02/09/2014

Plebiscito pela Constituinte ocorre de 3 a 7 de setembro em Artur Nogueira

Começou nesta segunda-feira (1º) a consulta popular que decidirá sobre a criação de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político brasileiro. O prazo para votação é até o próximo domingo, 7 de setembro. O plebiscito popular foi mobilizado por diversas entidades com o fim de aperfeiçoar as instituições políticas do país. A presidenta […]

Começou nesta segunda-feira (1º) a consulta popular que decidirá sobre a criação de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político brasileiro. O prazo para votação é até o próximo domingo, 7 de setembro. O plebiscito popular foi mobilizado por diversas entidades com o fim de aperfeiçoar as instituições políticas do país. A presidenta Dilma Rousseff propôs a reforma política após as manifestações de junho do ano passado e disse ser favorável ao plebiscito durante o primeiro debate com os presidenciáveis na TV, realizada na terça-feira (26).

A questão levantada pelos movimentos é: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. Por não ser oficial, a decisão que sair das urnas não terá valor legal, mas poderá ser usada para pressão política, como explica a Secretaria Operativa Nacional que tomou a frente do plebiscito no Brasil: “Se [o resultado] for positivo faremos entrega oficial nos três poderes e marcaremos reuniões com todos os parlamentares, reivindicando, num próximo passo, a proposição de um Plebiscito Oficial a ser convocado pelo Congresso”.

A Pastoral da Juventude (PJ) de Artur Nogueira ficará responsável em recolher os votos do Plebiscito na cidade. Liderada por Paulo Henrique de Campos, a votação ocorre nos dias 3, 5, 6 e 7 de setembro em horários e locais alternados. Para votar é preciso levar documento oficial com foto (não necessita de título de eleitor). Na quarta-feira (3) a urna estará na Praça do Coreto das 13 às 17 horas. Na sexta-feira (5) em frente à Biblioteca Municipal das 13 às 17 horas. No sábado (6), a votação pode ser feita pela manhã das 8 às 11 horas na Matriz Santa Rita, no Jardim Planalto. E no domingo (7), último dia para votação, a urna estará na Escola Ninico às 9 horas, na EMEF Edmo Wilson Cardoso, também às 9 horas, e no São Benedito às 11 horas. Em seguida todos os votos serão levados ao Comitê de Cosmópolis para contagem.

A votação também pode ser feita online pelo link www.plebiscitoconstituinte.org.br.

Segundo Campos, “é de extrema importância que todos participem”. “Estamos cansados de ver empresas privadas tomando conta do poder e o governo esquecendo da população que padece nos hospitais, dos jovens que não têm um ensino de qualidade nas escolas, das mulheres que são esquecidas e desvalorizadas…”, pontua. “Consegui uma urna pra que Artur Nogueira não fique de fora da democracia e faça a diferença neste plebiscito.”

Em todo o país há cerca de 40 mil urnas, conforme dados da Secretaria Operativa Nacional, cuidadas por 1.700 Comitês Populares.

Um exemplo de plebiscito no Brasil ocorreu em 2002 quando a maioria das pessoas votaram contra a adesão do governo brasileiro à Alca (Área de Livre Comércio das Américas). Na ocasião foram feitas três perguntas.

Histórico

O plebiscito popular deste ano foi definido na Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, ocorrida na capital Brasília no dia 15 de setembro do ano passado, quando 74 movimentos sociais e entidades de todo o país decidiram convocar um plebiscito popular para a primeira semana de setembro a fim de saber a posição dos brasileiros sobre a convocação de uma Constituinte exclusiva e soberana do sistema político.

A ideia é a partir dos resultados montar uma assembleia com cidadãos eleitos pelo povo para votar mudanças políticas e econômicas no país, o que, mais tarde, geraria uma reforma na Constituição (a brasileira é de 1988).

Serviço

Veja onde a  urna estará disponível para votação nesta semana:

Quarta-feira (03/09)
Praça do Coreto das 13 às 17 horas

Sexta-feira (05/09)
Em frente à Biblioteca Municipal das 13 às 17 horas

Sábado (06/09)
Matriz Santa Rita (Jardim Planalto) das 08 às 11 horas

Domingo (07/09)
Comunidade Santa Luzia (Escola Ninico) às 9 horas, no Jardim Leonor.
Comunidade São José (EMEF Edmo Wilson Cardoso) às 9 horas, no Sacilotto II.
Comunidade São Benedito às 11 horas, no Bairro Nosso Chão.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.