11/08/2020

PL em benefício de autistas tem aprovação em primeira discussão na Câmara de Artur Nogueira

PL nº 011/2020, de autoria do vereador Lucas Sia (PSD), “obriga os estabelecimentos em setores de atendimento ao público no município Artur Nogueira a inserirem o símbolo mundial do autismo nas Placas de Atendimento Prioritário”

Da redação

Ocorreu na noite desta segunda-feira (10), a leitura e primeira discussão do Projeto de Lei nº 011/2020, de autoria do vereador Lucas Sia Rissato (PSD). O PL “obriga os estabelecimentos em setores de atendimento ao público no município Artur Nogueira a inserirem o símbolo mundial do autismo nas Placas de Atendimento Prioritário”. Na ocasião da primeira discussão na Casa de Leis, o projeto foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares.

Na ocasião da fala livre, o vereador Lucas Sia comentou sobre a proposta. A medida deverá beneficiar diretamente pessoas diagnosticadas com autismo.

“Com muita honra, trago esse projeto para essa Casa de Leis e para esse município de Artur Nogueira. Vai ser muito bacana a gente conseguir tratar as pessoas com equidade em nosso município. Que a gente consiga ser uma sociedade que busque informação sobre o autismo e que a gente consiga, com essa informação, tratar essas pessoas da forma adequada para que todos consigam viver em sociedade”, comentou.

Em seguida, Sia afirmou que a inclusão sempre foi um objetivo desempenhado no período de mandato dele. O parlamentar disse que espera que o PL seja acatado pelo Poder Executivo, e que não seja vetado por questões políticas.

“Meu mandato, aqui na Câmara Municipal de Artur Nogueira, em muitos projetos que eu dividi autoria com outros vereadores e aquilo que eu sempre solicitei no meu trabalho, é a inclusão. Como outros projetos de lei, agradeço que o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou. Espero que o prefeito não vete esse projeto por perseguição política. Não é um projeto meu, é um projeto nosso, do município, para essas pessoas [autistas]. Quem tem algum familiar que vive essa situação, sabe o quanto isso pode trazer benefício”, acrescentou.

O vereador também citou que o objetivo do projeto, em buscar uma forma igualitária de tratamento aos autistas, deve beneficiar toda a sociedade. Para isso, ele espera que o PL seja de fato acatado e posto em prática.

“Essa lei sendo aprovada, sendo sancionada, comprometo que essa Casa vai encaminhar ofício a todos os órgãos particulares que adotam as placas de preferência para que eles cumpram. Só espero que o nosso município e o poder público não fiquem para trás e também o faça. É algo para a sociedade. A gente tem que pensar em informar, em educar e tratar as pessoas com equidade. Essa é a conscientização, e só assim, olhando para o próximo, que a gente vai conseguir ter um mundo melhor”, finalizou.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores acontece na segunda-feira (17), a partir das 19h30, sendo transmitida online pelo site da Casa Legislativa.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.