05/04/2019

Pet indisposto, com muita sede e comendo menos? Fique atento, pode ser insuficiência renal!

Clinicão te ajuda a entender quais são os sinais clínicos mais comuns da enfermidade

Informe publicitário

A insuficiência renal pode acometer cães de qualquer raça, porém na maioria das vezes, atinge cães de meia idade, entre 6 e 7 anos, equivalente a 50 anos humanos. Doenças periodontais, hipertensão arterial, doenças parasitárias e endocrinopatias podem corroborar para o desenvolvimento da enfermidade, além do fator de predisposição genética e excesso de medicamentos que afetam os rins.

A Clinicão se preocupa com a saúde dos seus pets e quer ajudá-lo a identificar os sintomas da enfermidade precocemente. Confira alguns dos sinais mais comuns da insuficiência renal:

  • Aumento do consumo de água;
  • Micção em excesso;
  • Perda de peso;
  • Vômito;
  • Perda de apetite;
  • Mau hálito;
  • Fraqueza;
  • Intolerância ao exercício.

Segundo o Veterinário Leopoldo Ferreira, a doença é progressiva e irreversível. Embora o tratamento raramente melhore as funções renais dos cães afetados, pode aliviar os sintomas e trazer um maior conforto para o animal. Dependendo do tratamento, a expectativa de vida dos cães que possuem a doença pode oscilar de meses a alguns anos de vida.

Atualmente existe a possibilidade de utilizar terapia com hemodiálise, a fim de controlar a elevação de ureia no sangue. Pode-se contar também com a possibilidade de tratamentos que trarão melhoras clínicas, aumentando a sobrevida  com qualidade para o animal afetado.

Diagnóstico

Para um diagnóstico de insuficiência renal crônica é necessário uma série de testes laboratoriais e exames físicos, os quais poderão revelar desidratação, rins pequenos ou irregulares, caquexia(perda de peso e atrofia muscular), membranas mucosas ou gengivas descoradas, úlceras orais e mau hálito. Esses testes de laboratório devem incluir hemograma completo e análise bioquímica de sangue e exame de urina. Existem exames mais específicos que podem ser feitos mediante a consulta com um especialista em nefrologia veterinária.

Clinicão está localizada na Rua Duque de caxias, 1.656 em Artur Nogueira. Acesse o Facebook ou o Site da Clinicão e conheça outros tipos de tratamento e especialidades. Telefone para contato: (19) 3877-5054.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.