04/06/2013

Tecnologia de acesso a informação utilizando face e voz está sendo desenvolvida em Campinas

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) localizado em Campinas, está desenvolvendo um projeto com que cria um ambiente seguro no acesso a informações por meio de dispositivos móveis, sem a necessidade de memorização de senhas. Para isso, estão sendo desenvolvidas tecnologias de acesso a informação utilizando face e voz dos usuários, que […]

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) localizado em Campinas, está desenvolvendo um projeto com que cria um ambiente seguro no acesso a informações por meio de dispositivos móveis, sem a necessidade de memorização de senhas. Para isso, estão sendo desenvolvidas tecnologias de acesso a informação utilizando face e voz dos usuários, que deverão substituir as senhas convencionais – nem sempre muito seguras.

As tecnologias desenvolvidas pelo CPqD foram incorporadas ao aplicativo chamado Box Seguro Biomodal, que permite utilizar a partir de celulares com o sistema operacional Android. O protótipo prevê segurança das transações e dos dados dos usuários de dispositivos móveis.

“Com o avanço do uso de smartphones pelos brasileiros é preciso um mecanismo mais seguro e mais fácil de acesso do que as senhas”, diz o pesquisador Emílio Nakamura, coordenador do projeto pelo CPqD.

Segundo ele, não há necessidade de equipamentos adicionais para o uso das tecnologias desenvolvidas. Para o reconhecimento da face e da voz, são utilizados a câmera e o microfone do dispositivo móvel.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação. As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 36 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

Informações: Assessoria de imprensa do CPqD.

CPqD


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.