05/02/2019

Perigo embaixo do sutiã

Clinesp explica importância do diagnóstico precoce do câncer de mama neste Dia Nacional da Mamografia

Informe publicitário

Seio, uma parte do corpo feminino ainda não resguardada de certos tabus. Seja por conta da amamentação em público ou pelo uso ou não do sutiã que pode marcar os mamilos de maneira ‘provocadora’, este órgão responsável muitas vezes por debates ideológicos e sociais pode se tornar fatal. Muito acima dos tabus, o câncer de mama mata, sem escolher raça, localização geográfica ou crença ideológica.

O carcinoma na mama é atualmente a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres ao redor do mundo. No Brasil, com exceção da região norte, também é o mais incidente. Só em 2018 foram contabilizados cerca de 59.700 novos casos no país. Contudo, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que a taxa de sobrevida após o diagnóstico da doença é maior quando detectada em estágios iniciais, ou seja, quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto maiores são as taxas de sucesso do tratamento.

Atualmente existem duas grandes frentes de ataque contra à passagem despercebida do câncer de mama nas mulheres: o autoexame e a mamografia.

Em 2016, uma pesquisa do Inca revelou que 66,2 dos casos de câncer de mama acabavam sendo descobertos pelas próprias pacientes ao notarem nódulos ou algum tipo de alteração em sua mama. Este dado revalida a grande importância do autoexame para a detecção da doença inicialmente.

A mamografia por sua vez é um exame não invasivo utilizado para diagnosticar o câncer de mama pela captura de imagens dos seios por meio do mamógrafo, cujos feixes de raio-x são projetados levando em consideração a anatomia mamária. O exame se torna indispensável para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Devido à grande importância deste exame, instituiu-se no Brasil o quinto dia do mês de fevereiro como o Dia Nacional da Mamografia. Esta data visa sensibilizar e relembrar a população sobre a importância da realização da mamografia para a detecção precoce do câncer.

E você, mulher acima de 40 anos, já realizou sua mamografia este ano? Pensando na sua saúde e bem-estar a Clinesp oferece serviços terceirizados para exames de mama em Artur Nogueira. A clínica atua no município nogueirense há mais de 25 anos, prezando sempre pela inovação e investindo em bom atendimento e tecnologia de ponta.

O local conta com profissionais experientes e com serviço terceirizado que realiza os exames necessários para fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. Não perca tempo, aproveite este dia tão significativo de conscientização nacional e agende hoje mesmo o seu exame pelo telefone:(19) 3827-8000.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.