26/05/2019

Perigo à vista: hoje, 26 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

A data tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce da doença

Informe publicitário

A visão é um dos sentidos mais importantes na vida do ser humano, contudo, muitas pessoas acabam perdendo a capacidade de enxergar. No ano passado, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia estimava a presença de 1,2 milhões de cegos no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% destes casos poderiam ter sido evitados ou até mesmo tratados.

Resultado de imagem para cegueira

Uma das causas que pode levar a pessoa a cegueira é o glaucoma. Você já ouviu falar desta enfermidade? O glaucoma é uma doença que ocorre nos olhos por conta do aumento da pressão intraocular. Este quadro pode comprometer a visão e, inclusive, causar cegueira, pois acarreta danificações no nervo óptico. Existem vários tipos de glaucoma. Conheça, agora, as variações da doença:

Glaucoma de ângulo aberto (crônico)

Em grande parte dos casos este tipo de glaucoma tem origem hereditária, contudo a causa exata ainda é um mistério para a ciência. O sintoma inicial é a perda da visão periférica de maneira gradual. Este é o tipo de glaucoma mais incidente.

Glaucoma de ângulo fechado (agudo)

Neste caso, o paciente começa a sentir enjoos, muita dor ocular, visão turva além de vermelhidão nos olhos. Isso ocorre porque o líquido ocular tem sua saída bloqueada de maneira súbita.

Glaucoma congênito

Esta variação da doença é hereditária, transmitida geneticamente. Pode ser visto em crianças que já possuem a enfermidade ao nascer.

Glaucoma secundário

O uso contínuo de medicações fortes, incidência de traumas oculares ou enfermidades sistêmicas, a exemplo da Diabetes, servem de gatilho para o desenvolvimento do glaucoma secundário.

Resultado de imagem para visão

Hoje, 26 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A data tem como objetivo conscientizar à sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. O Glaucoma, infelizmente, não tem cura. Entretanto é possível tratar a enfermidade e em muitos casos interromper a progressão da doença impedindo a cegueira irreversível. Vem daí a necessidade de identificar os sintomas cedo e iniciar o tratamento.

Na Clinesp você encontra profissionais que podem te ajudar a diagnosticar o glaucoma. O centro conta com oftalmologia em seu quadro de especialidades e atua em Artur Nogueira há mais de 25 anos na área de Clínica Médica e há 15 anos em Saúde e Segurança do trabalho. A empresa investe em  atendimento e tecnologia de ponta. O local conta com profissionais experientes e serviço terceirizado que realiza os exames necessários para fazer o diagnóstico precoce.

Agende hoje mesmo o seu exame pelo telefone: (19) 3827-8000. A Clinesp está localizada na Rua Sete de Setembro, 1216 – Centro, Artur Nogueira – SP. Faça uma visita!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.