02/08/2018

Passageiros reclamam da falta de cobradores em ônibus de Artur Nogueira

Usuários relatam atraso nos horários previstos devido ao acúmulo de função à motoristas

Da redação

A retirada de cobradores de algumas linhas de ônibus intermunicipais tem gerado reclamações entre alguns usuários de Artur Nogueira e região. Além de sobrecarregar o trabalho desempenhado pelos motoristas, algumas pessoas relatam que a medida causa atrasos consideráveis nos horários previstos pelas linhas.

Conforme os reclamantes, desde a última semana tem sido notada a falta de cobradores em algumas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ligadas à Viação Bonavita (VB Transportes S/A). Entre os ônibus sem cobradores estão aqueles que fazem a linha 606 EX1 dos trajetos de Artur Nogueira, Cosmópolis (SP), Paulínia (SP) e Campinas (SP); Engenheiro Coelho (SP) pela linha 608 e; Holambra (SP), pela linha 693.

Essa condição tem sobrecarregado os motoristas, pois além de dirigir, eles também precisam efetuar a cobrança das passagens, pois grande parte dos passageiros efetuam o pagamento em dinheiro, sem utilizar o cartão magnético ao passarem pela roleta. Para o promotor de merchandising, Francisco Ricardo Borges, a medida tem gerado transtorno. “O itinerário já atrasava antes, agora sem cobrador, atrasa ainda mais. O atraso chega a cerca de 25 minutos, porque o motorista acaba fazendo a função do cobrador também. Isso prejudica o motorista e os passageiros ”, relata.

Cada vez que o motorista interrompe o trajeto para o embarque de passageiros, é necessário efetuar a troca de dinheiro. De acordo com os usuários entrevistados, quando isso ocorre, a parada leva de 2 a 5 minutos para a devolução do troco ao usuário. “Além de demorar mais para chegarmos ao destino e retornar para casa, acontecem  também os aumentos no preço da passagem com a desculpa do acréscimo no pedágio. Pagamos por um serviço que acaba nos prejudicando”, acrescenta Marcos Lima dos Santos, também passageiro diário dos ônibus da empresa.

Mesmo não sendo a favor da medida de retirada dos cobradores dos ônibus, os motoristas indagados pelo Portal Nogueirense a respeito da falta de cobradores não quiseram opinar a respeito do caso com receio de serem prejudicados.

VB Transportes

Portal Nogueirense entrou em contato com a VB Transportes e indagou sobre o atual cenário, porém, até o fechamento desta edição, a empresa não respondeu.

Quando e se a empresa se manifestar, uma nova matéria será veiculada.

EMTU

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a retirada dos profissionais nas linhas de ônibus não é permitida. Confira abaixo a nota completa da EMTU:

“A EMTU informa que a ausência de cobradores nas linhas intermunicipais da RMC não é permitida e se constatada essa irregularidade a empresa é autuada conforme a legislação em vigor.

As fiscalizações dos serviços prestados pelas permissionárias que operam o transporte metropolitano são realizadas regularmente e, em relação à falta de cobrador, foram intensificadas em função das recentes reclamações registradas pelos usuários nos canais de atendimento desta gerenciadora.

Os usuários podem registrar as reclamações na Ouvidoria, por meio do site da EMTU. É importante especificar o número da linha, prefixo do veículo, data e horário das irregularidades apontadas”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.