21/09/2021

Para celebrar Dia da Árvore, crianças ajudam a plantar mudas de pitanga nas escolas de Artur Nogueira

APAE também celebrou Dia da Inclusão da Pessoa com Deficiência com plantio de Ipê branco

Da redação

Em celebração ao Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, realizou o plantio de árvores em escolas do município. Logo pela manhã, as crianças deixaram as salas de aula para observar e até mesmo ajudar a fazer o plantio das mudas de pitangas.

Ao todo, 36 escolas participaram da ação, sendo 24 da rede municipal, seis unidades da rede estadual e seis particulares. A proposta, segundo a secretária de Educação Débora Sacilotto, era arborizar as escolas e conscientizar os alunos sobre a importância das árvores para o meio ambiente.

“Esta também é uma forma didática de despertar nas crianças o interesse pela preservação dos recursos naturais, além de ensiná-las sobre a diversidade das árvores e arbustos existentes na natureza. Quando as atuais gerações aprendem a agir de forma consciente assim desde pequenas, o futuro tende a ser muito melhor”, pontua Débora.

A secretária do Meio Ambiente, Tamiris Artuzi também enfatiza a importância da ação. “Sabemos que as árvores são essenciais para a preservação do meio ambiente. Queremos que todos pensem em como as árvores deixam o ar mais puro, traz mais umidade, que resulta no regulamento da temperatura, além de gerar flores e frutos”, destacou a secretária e engenheira ambiental.

Ao longo das últimas semanas, a Prefeitura prestou todo o apoio necessário para as escolas estaduais e municipais, com a abertura no solo onde as mudas foram plantadas e preparo de todas as mudas e da terra utilizada.

Inclusão da pessoa com deficiência

Ainda seguindo com as ações ambientais, o Consórcio PCJ, do qual Artur Nogueira faz parte,  fez a doação de um ipê branco que foi plantado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde também foi comemorado o Setembro Verde: mês oficial de inclusão social das pessoas com deficiência.

O ipê foi plantado pelo aluno mais velho da Associação, Marcos, juntamente com o prefeito Lucas Sia (PSD) e com o vice Davi Fernandes (PSDB). “Foi prazer imenso participar desse momento. Além de celebrar o Dia da Árvore, o plantio nos levou a refletir sobre o que é possível fazer para garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados. A cor verde representa o conceito de florescimento e frutificação das ações que visam a inclusão dessas pessoas”, frisa o prefeito.

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

Além disso, foi plantada uma muda de Ipê amarelo no Lar Renascer, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Essa iniciativa trará diversos benefícios à cidade. A ação ambiental traz o que nossa gestão valoriza tanto: a Educação e o cuidado com o Meio Ambiente”, ressalta Sia.
.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.