03/03/2022

Padre de Artur Nogueira fala sobre Campanha da Fraternidade 2022

Edson Tagliaferro destaca a importância do tema educação na sociedade atual

Wagner Luan

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (2), a Campanha da Fraternidade de 2022. Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”, o objetivo da Campanha, segundo a entidade, vai além dos problemas na educação ao também “refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã”. “Educação é pilar da paz e por isso precisa receber sempre mais investimento significativos de governantes, empreendedores, instituições, todos os setores”, destacou o presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

De acordo com o padre Edson Tagliaferro, pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores de Artur Nogueira, a campanha da fraternidade é uma maneira de a igreja mostrar preocupação com temas na sociedade. “A Campanha da Fraternidade é uma forma que a igreja no Brasil encontrou de buscar fazer da quaresma, um período de conversão pessoal, mas também um período de colocar essa conversão pessoal em prática transformadora da sociedade e por isso que cada ano, nós temos um tema e ele é reflexivo para que esse gesto concreto da campanha se torne cada vez mais realidade”, explicou o padre.

O pároco também destacou a importância do tema educação. “Queremos despertar a reflexão sobre a educação e a importância da educação como um processo de formação humana e também de que as pessoas possam ter consciência ética, moral e pratique isso na nossa sociedade. A igreja sempre teve um empenho muito grande em torno da educação, com a ideia do ensino como base na sua vida religiosa e mais do que nunca hoje, inserida na sociedade, nós acreditamos que o processo transformador e libertador se dá tendo em vista uma boa educação que forme a pessoa humana com todos os valores que são importantes para a nossa vida”, evidenciou o líder da Matriz Nossa Senhora das Dores.

Missa da 4ª de Cinzas

Ainda nesta quarta-feira (02), foram realizadas duas Missas da 4ª de Cinzas. “A quarta-feira de Cinzas é a abertura da quaresma. Tivemos missas com leituras próprias para a presença maior de Cristo. Iniciamos uma reflexão mais intensa de nossas vidas”, pontuou o padre.

Educação

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. “A realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”, diz a CNBB.

Ainda segundo a entidade mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, a campanha vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã. Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores: família, Igreja, Estado e sociedade.

Histórico

A campanha da fraternidade é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica em parceria com instituições cristãs desde a década de 1960. O texto-base da iniciativa é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB. O lançamento do tema ocorre sempre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

Com informações da Agência Brasil

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.