04/12/2018

Pacientes do CAPS de Artur Nogueira alegam falta d’água e copos descartáveis

Problema também já foi registrado em outras unidades de saúde do município

Da redação

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Artur Nogueira reclamam da falta de alguns recursos básicos na unidade. Frente à situação que já ocorre há meses, conforme a denúncia, muitas vezes os assistidos do setor precisam comprar água mineral por conta própria para o consumo durante a espera do atendimento. A prefeitura do município foi questionada a respeito do caso, mas não se pronunciou.

O Portal Nogueirense recebeu a reclamação nesta segunda-feira (3) de uma das pessoas assistidas pelo CAPS. Conforme Maudite Silva Araújo, moradora do bairro Coração Criança, ela faz tratamento contra a depressão há cerca de oito anos e há aproximadamente seis meses é atendida junto ao CAPS de Artur Nogueira. Durante esse período, ela alega ter percebido a falta de alguns materiais básicos na unidade de atendimento psicossocial como, por exemplo, água mineral em bebedouros e copos descartáveis.

Ao se deslocar ao local para ser atendida nesta segunda-feira (3), Maudite – mais uma vez – constatou o problema, ou seja, não havia água mineral disponível para o consumo dos pacientes. “Muitas vezes, o paciente espera por até três horas pelo atendimento, daí pedem água e não têm. Eu tive que beber água da torneira do banheiro, porque não tinha no bebedouro”, lamentou.

A denunciante acrescenta também que algumas pessoas chegaram a comprar água em um mercado próximo ao CAPS, pois estavam com sede. “Assim como eu, muitos pacientes estavam lá e reclamaram também. Os funcionários pegaram água da rua pela torneira e colocaram para os pacientes beberem no filtro, porque não tinha água mineral. Quando o entregador chegou lá, ele deixou dois galões de água mineral, mas disseram que teria que primeiro acabar a água colocada da torneira, para somente depois, nós bebermos a água mineral. É humilhante o que estão fazendo com a população”, acrescentou a munícipe.

Em retornos anteriores ao CAPS, a denunciante relatou ainda que havia água no filtro para o consumo, mas o que faltava eram os copos descartáveis para os assistidos utilizarem. Na semana passada, o Portal Nogueirense chegou a publicar outra matéria em que mostra pacientes de outras unidades de saúde relatando a falta de materiais básicos.

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Posto de Saúde do Jardim do Lago, por exemplo, também apresentam com frequência a falta de copos descartáveis e água para o consumo dos pacientes, além de materiais de higiene e limpeza.

A secretária de Saúde, Sandra Banin Gaido, informou no dia seis de novembro, que a falta dos materiais não eram recorrente e que os moradores que utilizam a rede pública não estavam sendo prejudicados. “Os processos licitatórios vão acontecendo e os materiais vão sendo restituídos. Está tudo funcionando de forma regular”, explicou Sandra.  Ela informou ainda que a condição dos Postos de Saúde do município é regular.

Prefeitura

O Portal Nogueirense entrou em contato com a prefeitura de Artur Nogueira para adquirir uma resposta a respeito da falta de recursos no CAPS e saber quando a situação deverá ser normalizada, mas até o fechamento desta matéria na tarde desta terça-feira (4), não foi possível obteve resposta do setor.

Leia mais

População reclama de falta de materiais em UBSs de Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.