16/09/2017

Outro incêndio atinge canavial em Artur Nogueira

Em menos de cinco dias, nova solicitação foi realizada

Da redação

Em menos de cinco dias, outro incêndio de grande proporção ocorreu na noite deste sábado (16). O incidente, que causou risco e prejuízos à moradores, espalhou chamas próximo à estrada que vai em direção à torre da rádio, após o Condomínio Boa Esperança em Artur Nogueira.

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM) de Artur Nogueira, uma solicitação foi feita à base da corporação por volta das 19h30, indicando que um grande foco de incêndio havia se formado em um canavial. Assim, a Brigada de Incêndio do município se deslocou ao endereço a fim de conter as chamas.

Estiagem

O tempo seco e sem chuvas – estiagem – facilitam o surgimento e a propagação de incêndios florestais, além de trazer riscos à saúde da população. A baixa taxa de umidade relativa do ar, inclusive, colocou Artur Nogueira em estado de atenção, que é declarado quando o índice fica abaixo dos 30%.

De acordo com uma nota divulgada pela Prefeitura de Artur Nogueira, a umidade do ar no município chegou a 22,4% na tarde desta terça-feira (5). Entre os problemas listados pela nota como decorrentes do tempo seco estão complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

A nota também menciona cuidados a serem tomados nessas circunstâncias. Quando a umidade estiver entre 20% e 30% (estado de atenção), é importante evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; e consumir água à vontade.

Quando a umidade estiver entre 12 e 20% (estado de alerta), observar as recomendações do estado de atenção; suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas.

No estado de emergência, quando a umidade do ar fica abaixo de 12%, observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc. entre 10 e 16 horas; durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Leia mais

Incêndio em área rural de Artur Nogueira mobiliza unidades de segurança

Incêndio em Artur Nogueira coloca posto de combustíveis em risco

Baixa umidade do ar coloca Artur Nogueira em estado de atenção

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.