21/02/2019

Organização pontua como Carnartur será realizado

Para esse ano haverá mudanças pontuais para a festividade

Diego Faria

Representantes de setores da Prefeitura de Artur Nogueira realizaram uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (21) para esclarecer como ocorrerá a organização e realização do Carnartur 2019. Durante a reunião, houve a explanação sobre o sistema logístico e organizacional do evento, incluindo segurança, acesso, atrações, entre outros quesitos.

Conforme divulgado durante a coletiva, a realização do Carnartur não sofrerá grandes mudanças em relação às edições anteriores. O Pré-Carnartur será realizado no domingo (24) das 14 às 22 horas, tendo revista policial efetiva para a entrada do público. Já o Carnartur, festividade oficial de Carnaval de Artur Nogueira, se iniciará na sexta-feira (1), com o bloco Filhos da Vaca, das 20h às 2 horas de sábado (2).

No sábado (2) tem Banda Louca, das 20 às 3 horas de domingo (3). Para o domingo (3), o Bloco da Vaca estará presente na festa, com início às 19 horas até às 2 horas de segunda-feira (2). Na segunda-feira (4) a Banda Louca volta à avenida, que estará aberta das 20 às 3 horas de terça-feira (5).

Para o último dia do Carnartur, terça-feira (5), o Bloco da Vaca anima o evento, que acontece das 19 à 1 hora da madrugada de quarta-feira (6). Além dos blocos, ocorrerá também a apresentação de corpo de bateria de escola de samba, banda e DJ ao longo das noites de festa.

O secretário de Cultura de Artur Nogueira, Edésio Lopes, explica que o Carnartur irá ser realizado sem grandes alterações, visando horários que ofereçam tempo suficiente de divertimento aos participantes. “Os moldes do evento serão os mesmos do ano passado, assim como os horários e sistema de segurança. A diferença de horários entre os dias para o término das noites de evento ocorre porque levamos em consideração o funcionamento dos comércios e o descanso dos funcionários que irão trabalhar nos dias posteriores. Já a terça-feira (5), último dia de evento, encerramos à 1 hora, pois definimos como suficiente, com uma média de seis a sete horas para todos se divertirem”, pontua.

Todo o sistema de venda interna do Carnartur será realizado por entidades filantrópicas do município, tendo ao todo nove entidades participantes no total. Entre elas estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Assistência aos Idosos Desamparados de Artur Nogueira (Aidan), a entidade Encontro de Casais com Cristo, a Corporação Musical 24 de Junho, o Grupo de Assistência Social de Artur Nogueira (Sasan), o Associação Jovem Aprendiz (AJA), Projeto Municipal de Judô e a Rede de Proteção Animal e Ambiental (RPAA).

O efetivo de agentes da Polícia Municipal e da Polícia Militar atuarão na festa sem prejudicar o policiamento pelos bairros da cidade. Seguranças particulares, a Defesa Civil, Fiscalização de Posturas, assistentes sociais, enfermeiros e socorristas também prestarão serviço nas noites do Carnartur. Vale ressaltar que devido ao fortalecimento da segurança do evento, na edição passada das noites do Carnartur, não foram registradas ocorrências policiais graves, como roubo, tumultos ou prisões.

“Ficamos muito contentes que, com a realização do Carnartur, pudemos trazer de volta as famílias para as ruas. Conseguimos esse objetivo desde a primeira edição desse novo formato, com uma sensação maior de segurança para a população e demais pessoas que participaram da festa”, salientou Lopes.

Um quesito que apresentará maior alteração para a festividade será a entrada de coolers ao interior do espaço do Carnartur. Os recipientes deverão ser montados com bebidas e gelo no ato da entrada do público, que deverá chegar ao local da festa com as mercadorias lacradas e em embalagens originais. As filas para a entrada de pessoas que estiverem com os coolers serão separadas das que não portarem o recipiente.

Desta forma, a revista efetuada pelos agentes de segurança será feita de maneira mais facilitada. A organização reforçou durante a coletiva de imprensa que coolers que já estiverem montados não poderão ser levados para dentro do evento, sendo então desmontados no ato da revista. Recipientes de vidro não estarão autorizados dentro do espaço.

O secretário disse que essa medida adotada nessa edição do Carnartur visa reforçar a segurança do público e agilizar o acesso do público. “Essa é uma questão que começou a ser divulgada e que já tem gerado polêmica nas redes sociais, mas é necessário para a própria segurança do evento. No ano passado tivemos casos se apreensões de facas, estiletes e entorpecentes dentro de coolers e demais recipientes”, relatou Lopes.

Todas as medidas citadas serão aplicadas tanto à data de Pré-Carnaval, quanto para as noites oficiais do Carnartur. O acesso de entrada do público será bloqueado uma hora antes do encerramento do evento. Haverá quatro portarias no entorno do espaço e a praça de alimentação será concentrada na Praça do Coreto. “É uma logística muito grande. Podemos dizer que o Carnartur tem para esse ano a previsão de 120 mil pessoas presentes durante as cinco noites de evento, uma média que pode ser ainda mais elevada. No ano passado tivemos pessoas de outros estados presentes, como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Isso nos contenta”, também comentou o chefe da pasta da Cultura.

Crianças estarão credenciadas e munidas de pulseiras com nome e telefone de contato do responsável. Outra mudança de maior interesse para o público é que o espaço da Praça dos Namorados, em frente à Rodoviária Municipal, permanecerá fechado para evitar a aglomeração de pessoas no local, desta forma, o ponto para embarque e desembarque dos ônibus que eram feitos na Rodoviária passará a ocorrer na Rua Rui Barbosa, ao fundo da Praça do Coreto.

Com o término do horário do evento, um cordão de isolamento de agentes de segurança vai colaborar para a evacuação do público presente, havendo ainda a lavagem do espaço com o uso de caminhão-pipa para colaborar na limpeza das vias utilizadas para a festa.

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