08/12/2013

OPINIÃO: Sua loja está bem preparada para o Natal?

Diretor do Sebrae-SP dá dicas de como vender mais e melhor em dezembro

Por Bruno Caetano  

O Natal se aproxima. Você fez um bom planejamento e sua loja está pronta para aproveitar a melhor época do ano para o comércio? Se titubeou para dizer sim, apresse-se. Pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que a quantidade de presentes comprados deve aumentar de 4,1 para 4,4 por consumidor, alta de 7,31%.

A intenção de gasto médio por compra cresceu de R$ 86,59 em 2012 para R$ 111,39 em 2013, ou 28,64% mais. Portanto, mãos à obra para poder receber bem a clientela.

Loja de rua, em shopping e e-commerce requerem cuidados com o visual. O estabelecimento precisa ter uma vitrine atrativa e, nesta época, decorada com motivos natalinos, porém sem mesmice. Por que não Papai Noel, enfeites mais coloridos e outros elementos que saiam do lugar-comum? Posicione os produtos na altura dos olhos (1,60 metro é a média do brasileiro) para facilitar. Cuide da iluminação. Luz inadequada desvaloriza o produto e transforma a vitrine da loja de rua em espelho com o reflexo do sol.

No comércio online, site vistoso e com clima festivo atrai mais. Publique várias fotos de cada mercadoria, tenha o recurso de zoom (lupa) para que o público possa ver detalhes. Permita com que a compra seja concluída com poucos cliques.

Outra medida útil é avaliar o histórico de vendas da loja nesta época. Veja o que teve boa saída e o que não agradou. Mude o mix de produtos para diferenciar.

Treine os funcionários efetivos e temporários pois bom atendimento é fundamental. No varejo virtual, é preciso ter alguém para se comunicar com o cliente por e-mail, chat ou telefone.

Estudos mostram que grande parte das pessoas é destra e a maioria delas entra na loja pela direita e sai pela esquerda. Por isso, exponha os produtos no sentido anti-horário. Ofereça itens que se relacionam como calça, camisa e sapato ou vinho, queijo e azeite. É uma tática para o consumidor se interessar pelo conjunto. Degustações, loja aromatizada e ar-condicionado em temperatura agradável são bem-vindos.

Todas essas ações deixam marcas positivas nos clientes. Seja criativo e prepare-se se quiser faturar mais.

………………………

Bruno Caetano
Bruno Caetano
é diretor superintendente do Sebrae-SP


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.