31/03/2013

OPINIÃO: Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

Pastor da Igreja Adventista fala sobre sacrifício de Jesus Cristo

Por Pastor Antonio Pires

Hoje fui ao mercado e achei muito sugestivo os arranjos feitos para conquistar as pessoas para o tema do momento, a Páscoa. Passamos tantas vezes pelos banners expostos e o imenso corredor de ovos de páscoa que muitas vezes nem nos damos conta do que essa data realmente significa e o imenso conteúdo espiritual que ela nos passa.

A primeira Páscoa celebrada encontra-se na Bíblia, no livro de Êxodo no capítulo 12 e os versos 1 a 28. Ela comemora a libertação do povo de Israel da escravidão e o começo de sua caminhada em direção à terra da promessa. Os símbolos dessa festa eram o cordeiro, pães sem fermento e ervas amargas. Apesar de ainda serem escravos, eles participavam da festividade prontos para sair, pois a promessa da libertação era certa e logo seria cumprida.

A parte mais impressiva da comemoração era que o sangue do cordeiro sacrificado e passado nos batentes das portas dos hebreus trazia salvação àquela casa, pois segundo a história, o agir segundo o mandato de Deus impedia que o filho primogênito daquela casa fosse morto.

Pense no significado dessa festa para este povo! Tinha a ver com liberdade, tinha a ver com uma nova experiência de vida, tinha a ver com uma nova vida sem as correntes que os subjugavam. Ao celebrarem a páscoa, seus pensamentos transpunham a própria festa, pois o rito anunciava o dia em que o Messias seria enviado para livrar seu povo da opressão do pecado.

João Batista, ao contemplar Jesus vindo em sua direção exclamou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, João 1:29. Todas as esperanças do mundo estavam agora concentradas naquele que levaria os pecados do mundo e traria perdão aos que crescem nele.

No dia anterior à sua morte, Jesus celebrou com seus discípulos a Santa Ceia e, segundo o apóstolo Paulo em 1Corintios 11: 23-29, este emblema deveria ser celebrado pelos cristãos como memorial até a sua vinda. “Porque todas as vezes que comerdes esse pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor até que venha”.

Jesus foi sacrificado no monte calvário num dia de Páscoa e o cordeiro de Deus. Ao derramar seu sangue, morreu em nosso lugar, dando-nos um imenso presente: a libertação da culpa e o perdão dos pecados. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”, João 3:16.

A morte de Jesus Cristo na cruz do calvário traz para nós um novo significado, não mais uma libertação temporal ao sair de uma terra neste mundo para outra. Ele prometeu em João 14:1-3 o seguinte: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”.

Este é significado bíblico da páscoa. Nós éramos prisioneiros do pecado e através da sua morte, Jesus Cristo nos dá a oportunidade de, pela fé, olharmos para frente e caminharmos para o lar que Ele mesmo foi preparar.

Ao sair do supermercado senti-me feliz por saber que Jesus, a nossa Páscoa, é um salvador disponível a todo aquele que nele crê.

…………………….

Antonio Pires
Antonio Pires é o pastor sênior da Igreja
Adventista Central de Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.