25/06/2021

Onça capturada é solta em mata de Artur Nogueira

Região é conhecida como corredor das onças e recebe proteção Federal

Da redação

Uma onça-parda, também conhecida como suçuarana, foi capturada em um sítio na zona rural de Artur Nogueira. Ela caiu em uma armadilha preparada por um sitiante durante a madrugada desta sexta-feira (25). O animal estava agitado, mas não tinha nenhuma lesão. Uma operação foi montada para devolver o animal ao seu habitat.

Ainda era madrugada quando a onça caiu na armadilha e os moradores ouviram os rugidos do animal. Segundo um sitiante, o predador já estava dando prejuízo. “Já perdemos aqui nesta semana umas 40 galinhas e patos. Ela sempre age de madrugada. Mas desta vez ficou presa na armadilha”, revela Ricardo Creifund.

O animal foi solto na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Matão de Cosmópolis, próximo a divisa entre as cidades de Artur Nogueira, Cosmópolis e Holambra. “Soltamos aqui no Corredor das Onças que é o habitat dela. Uma área de preservação ambiental que recebe vários exemplares destas onças”, destaca Roberto Stevenson, veterinário do Instituto Corredor das Onças e representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) que acompanhou a operação.

Segundo ele, os animais estão em período de reprodução. “Existe aqui bastante oferta de comida e é período de reprodução. Ela é uma onça que tem filhotes e a procura dela por comida passa a ser mais frequente”, destaca o especialista.

A operação para devolver o animal para a natureza contou com apoio do Corpo de Bombeiros de Limeira, Guarda Municipal de Artur Nogueira, Guarda Municipal de Cosmópolis, Defesa Civil de Holambra e do Instituto Corredor das Onças.

Para o primeiro sargento Fagner, do Corpo de Bombeiros de Limeira, a operação de reinserir o animal ao meio-ambiente foi bem sucedida. “Nós efetuamos a soltura do animal, de uma forma bem sucedida devolvemos à natureza”, afirma.

Já o Comandante da Polícia Municipal de Artur Nogueira, Fantini, orienta a população sobre como proceder ao encontrar ou avistar um animal selvagem. “Acompanhamos a ocorrência. Graças a Deus sem nenhum dano. Quando esse tipo de animal silvestre aparecer é importante acionar nossa equipe de patrulhamento ambiental através do número 153. Evite enfrentamento com esse animal, muito comum devido ao corredor das onças e chame nossa equipe preparada para atender esse tipo de situação”, concluí.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.