18/08/2021

Obras do Ossuário Municipal de Artur Nogueira ainda não tem data para começar

Obra é uma das medidas anunciadas para evitar o colapso do Cemitério Municipal

Sepulturas estão sendo abertas rente à cerca do cemitério

Da redação

A polêmica sobre a escassez de vagas para sepultamento no Cemitério de Artur Nogueira parece ainda longe de terminar e a situação segue causando preocupação nos moradores com a possível falta de lugar para enterrar seus entes queridos. Isso se dá pelo fato de uma das alternativas anunciadas pela prefeitura para amenizar o problema, ainda nem sequer saiu do papel, o Ossuário Municipal, onde serão colocadas restos mortais de sepulturas em estado de abandono.

Quem passa pelo atual cemitério municipal percebe que a situação está cada vez mais grave e preocupante com sepulturas sendo abertas rente à cerca e em locais que antes eram usados como passagens para quem vai visitar um ente querido.

Uma das poucas áreas que ainda está livre no local

Construção do Ossuário Municipal 

Enquanto a construção de um novo cemitério ainda não fica pronto, a Prefeitura de Artur Nogueira que visa evitar que o Cemitério entre em colapso devido a falta de vagas de sepultura no local. Porém, a gestão Lucas Sia (PSD) informou que a obra ainda não começou, já que está em processo de licitação.

O Projeto de Lei que cria o Ossuário Municipal de Artur Nogueira foi aprovado em caráter de urgência pelos vereadores no início de agosto. Diante da gravidade do assunto, a matéria foi votada e aprovada com Dispensa de Pareceres, ou seja, não foi discutida pelos parlamentares nas comissões permanentes e sim discutida já em plenário.

O executivo municipal afirma que a criação do Ossuário vai possibilitar a liberação de espaços para futuras sepulturas, já que o atual cemitério de Artur Nogueira está com quase toda a sua capacidade esgotada.

De acordo com o projeto, restos mortais de sepulturas em estado de abandono, adquiridas e não pagas e cedidas pelo município, serão retirados dos túmulos e levados para esse Ossuário que será construído pela prefeitura na entrada no cemitério.

A lei diz que o Ossuário será “destinado para o recolhimento de osso provenientes de sepulturas abandonadas há mais de 10 anos”. Depois de aprovado, o projeto foi sancionado pelo prefeito no dia 09 de agosto e publicado no Diário Oficial do Município na mesma data.

A Prefeitura disse, em nota, que quanto ao número de sepulturas em estado de abandono, o mesmo está em processo de levantamento.  Sobre a conclusão da obra, a gestão afirmou que ainda não é possível dizer quando isso vai acontecer, já que a obra ainda está em processo licitatório.

O Ossuário será feito próximo à rua Nair Fontana Rodrigues, nas proximidades do velório.

Sepulturas estão sendo abertas rente à cerca do cemitério

Número de sepulturas

Segundo a própria a prefeitura, o Cemitério de Artur Nogueira tinha até o dia 10 de agosto, 74 vagas de sepulturas entre carneiras e valas em terra. Em meio a pandemia do novo coronavírus e uma média variável de 2 a 3 sepultamentos diários, o número de vagas para enterros no Cemitério Municipal pode não ultrapassar os próximos 40 dias. A preocupação foi levantada durante sessão da Câmara Municipal pelo vereador Adalberto Di Labio (PSD) e confirmada pela Prefeitura.

.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.