18/01/2019

Obras de reforma do Teatro Municipal de Artur Nogueira são paralisadas

Em contradição, prefeitura informou que com o abandono dos serviços da empresa contratada, uma nova licitação será aberta para reforma; Já a referida prestadora de serviços alega que obras serão retomadas ainda este mês de janeiro

Diego Faria

As obras de reforma do Teatro Municipal Renê Marcos Posi, em Artur Nogueira, permanecem paralisadas. Iniciadas no ano passado (2018) por uma empresa contratada sob licitação pela Prefeitura da cidade, pouca coisa foi feita e, novamente, o local carece de restauração. O Teatro se encontra há cerca de sete anos fechado para o público.

Em declarações contraditórias, a prefeitura nogueirense informou que uma nova licitação deverá ser aberta para a retomada das obras devido ao abandono da empresa contratada para a reforma, já a referida empresa alega que o trabalho no local será retomado ainda neste mês de janeiro.

A reforma do Teatro Municipal de Artur Nogueira é algo esperado já há um bom tempo pela população. Palco de muitas peças teatrais, apresentações, palestras e manifestações culturais na cidade, o “Renezinho” – como o espaço é conhecido carinhosamente – hoje já não é motivo de alegria. Isso porque, após muitas promessas do Poder Público e protestos por parte de artistas e pessoas do município, ele continua em um estado deplorável.

O espaço, que um dia fez parte do sonho de Renê Marcos Posi, um dos idealizadores do Teatro Municipal que, inclusive, teve o nome dedicado ao espaço, atualmente se encontra de portas fechadas. Com o telhado descoberto, banheiros sem revestimentos, falta de portas, carpetes, poltronas, entre outros importantes itens, o teatro ainda está sem previsão para o retorno das apresentações artísticas.

A empresa Kagimasa Construções – EIRELI, contratada pela Prefeitura da cidade por meio licitatório tinha começado o serviço de reforma no local em junho do ano passado (2018). Tendo iniciado o restauro do telhado, dos banheiros, feito a abertura de novas portas de entrada, além de outros serviços, a prestadora de serviços paralisou o trabalho de reforma.

A restauração seria realizada em duas etapas: a primeira delas dedicada à reforma da parte estrutural do prédio, como paredes, cobertura, instalações elétricas e hidráulicas, pisos e esquadrilhas, com previsão anterior de entrega para setembro de 2018. Já a segunda etapa consistiria em quesitos de acabamentos que se estenderia por volta de mais quatro meses conforme informou anteriormente o Poder Executivo.

Ocorre que o período de previsão para a entrega da reforma não foi cumprido até a presente data, pois houve a paralisação dos serviços por parte da empresa Kagimasa Construções.

Todo o serviço não resultaria em grandes mudanças em relação ao formato do prédio do teatro, mas sim, envolveria mais a parte interna do local, que teria banheiros mais acessíveis ao público, ampliação do palco e da entrada do prédio, saídas de emergência, além da construção do muro e a instalação de grades no entorno do local. Todo o material já removido no início das obras, como portas, azulejos e tacos do piso, seriam instalados com itens novos.

A manutenção do local previa também abranger o espaço da antiga Biblioteca Municipal que, anteriormente, sediava o Grupo Escolar Francisco Cardona. Essa parte do prédio também possui sérios danos na estrutura, apresentando, inclusive, grandes rachaduras que colocam em risco a solidificação do prédio.

Desde 2012, o espaço foi interditado por apresentar riscos de segurança. Somente quando todos os setores do complexo estiver de fato restaurados, o local poderá voltar a ser reaberto ao público. Enquanto as obras de reforma do Teatro Municipal de Artur Nogueira não são retomadas, ainda paira a sensação de incerteza sobre quando o público poderá voltar a prestigiar os eventos culturais no “Renezinho”.

Prefeitura

A equipe de reportagem do Portal Nogueirense entrou em contato com a Prefeitura para obter um parecer a respeito da paralisação das obras de reforma do Teatro Municipal. Em nota, o setor informou que “as obras de reforma do Teatro Municipal foram paralisadas por motivo de abandono da Empresa Kagimasa Construções – EIRELI.

Por procedimentos legislativo é aguardado o período de contrato se encerrar para que sejam tomadas as providências cabíveis contra a empresa citada. O Executivo aguarda os trâmites administrativos e burocráticos para o reinício das obras. Agora, a prefeitura se dedicará a dar andamento em nova licitação para admissão de outra empresa que dará, de fato, início às obras”, pontua.

Kagimasa Construções – EIRELI

Da mesma forma, o Portal Nogueirense entrou em contato com a empresa Empresa Kagimasa Construções – EIRELI que estaria contratada pela Prefeitura de Artur Nogueira para a realização da reforma do Teatro da cidade. A empresa alegou que, “por motivos jurídicos, a reforma foi paralisada, mas que ainda neste mês de janeiro, os serviços no local serão retomados”, esclarece.

Leia mais

Reforma do Teatro Municipal tem início em Artur Nogueira

Artista cobra reforma do Teatro Municipal em Artur Nogueira

Teatro de Artur Nogueira continua sem prazo para reforma

Câmara autoriza convênio para reforma do Teatro Municipal de Artur Nogueira

Sardelli libera verba de R$ 200 mil para teatro de Artur Nogueira

Artistas realizam ato em favor da reforma do Teatro Municipal de Artur Nogueira

Deputado volta a prometer reforma de teatro em Artur Nogueira

Sardelli fala sobre atraso de verbas para a reforma do teatro de Artur Nogueira

Reforma do Teatro Municipal de Artur Nogueira ainda não saiu do papel

Reforma do teatro de Artur Nogueira é adiada novamente

Sardelli culpa Estado e garante que verba para teatro de Artur Nogueira sai a “qualquer momento”

Verba para reforma de teatro em Artur Nogueira não é liberada no prazo

Teatro de Artur Nogueira amanhece coberto de cartazes

No Dia Nacional do Teatro, Artur Nogueira permanece sem o seu principal espaço para as artes cênicas

MEMÓRIA: Renê Marcos Posi: o pai do teatro nogueirense

Chico Sardelli anuncia emenda de R$ 500 mil para reforma do Teatro Municipal de Artur Nogueira

Atualmente desativado, Teatro Municipal já foi palco de diversas atrações culturais

MEMÓRIA: Fechado há mais de um ano, Teatro Municipal ganha prazo para reinauguração

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.