13/03/2020

O que você precisa para trabalhar em Home Office

Uma vez que o home office apresente várias vantagens, vale a pena conhecer alguns exemplos de softwares que ajudam qualquer profissional que atua nessa modalidade. Confira!

Informe publicitário

O Home Office, também conhecido como “Escritório em Casa” ou “Trabalho remoto”, já deixou de ser uma característica exclusiva de profissionais freelancers. Agora também já é adotado por empresas que visam aumentar a produtividade dos seus funcionários.

Com o auxílio de alguns softwares de gestão, tais como o Wrike, o Trello e o Asana, o Home Office “cai como uma luva” para agências de publicidade, de design, escritórios de advocacia, arquitetura e outros segmentos semelhantes.

As vantagens que o Home Office proporciona são benefícios para as empresas, para os seus funcionários e até para o dia a dia. Entre elas é possível citar a praticidade e economia, pois o funcionário não necessita se deslocar da sua casa para o trabalho.

Sendo assim, adeus trânsito, pois o Trabalho Remoto (como também é chamado o Home Office) permite que as tarefas sejam realizadas em casa, beneficiando até mesmo  a sustentabilidade e a mobilidade nos grandes centros urbanos.  

Ferramentas para o seu Escritório em Casa

O que você precisa para trabalhar em Home Office vai depender muito do seu segmento de atuação. Porém, basicamente as ferramentas consistem em um notebook (ou desktop) e uma boa conexão com a internet.

Profissionais freelancers que atuam como fotógrafos e no ramo da publicidade, por exemplo, devem possuir um blog ou site para ter presença online e um bom portfólio. Nesse caso, é importante investir em uma hospedagem de site e um registro de domínio.

Ter um domínio traz mais credibilidade para o seu site e o seu trabalho, consolidando o seu nome no mercado e auxiliando, inclusive, a conquistar mais clientes.

Por essa razão, o Home Office não é indicado para todos os tipos de profissões. Ele é mais indicado para trabalhos que podem ser solucionados por meio da tecnologia e outras ferramentas online. 

Uma vez que o home office apresente várias vantagens, vale conhecer alguns exemplos de softwares que ajudam qualquer profissional que atua nessa modalidade. Confira! 

Skype

Esse software faz parte da Microsoft e é um programa muito eficiente, pois por meio dele é possível efetuar chamadas de vídeo e de voz, enviar mensagens por meio do chat e também compartilhar arquivos de diferentes tipos de formato.

Asana

Pode ser usado em desktops e também em dispositivos móveis. O Asana é um software de gestão de trabalho, sendo ideal para quem necessita gerenciar uma equipe composta por muitas pessoas. 

Ele é útil para quem trabalha na modalidade Home Office, pois permite o compartilhamento de vários tipos de arquivos e ainda possibilita estabelecer agendamentos e prazos de entregas das tarefas.

Google Drive

Permite armazenar e compartilhar vários tipos de arquivos, inclusive possibilita a edição de tais arquivos em tempo real. Sendo assim, uma equipe de funcionários está apta a criar planilhas, gráficos e textos simultaneamente.

O Drive é gratuito e para usá-lo basta ter uma conta no Google, porém existem planos pagos, concebidos para empresas, que possuem mais capacidade de armazenamento.

Slack

É uma ferramenta que tem o objetivo de melhorar e agilizar a comunicação interna de uma empresa. Por isso, é muito eficiente para o profissional que atua como Home Office para participar em tempo real de uma reunião, por exemplo.

O funcionamento do Slack é semelhante a um chat que também permite efetuar chamadas em vídeo, porém com muito mais capacidade de personalização e interação entre os participantes, além de comandos intuitivos e facilidade para compartilhar os mais diversos tipos de arquivos.

O coworking auxiliando o Home Office

Em alguns casos, para fugir das distrações típicas do lar e melhorar a sua produtividade, uma alternativa é recorrer a espaços de coworking. Tais ambientes contam com infraestrutura adequada e todos os recursos necessários para você exercer as suas tarefas.

O coworking, que faz parte do que atualmente chamamos de Economia Colaborativa, consiste no aluguel de um espaço para trabalho. Tais espaços podem ser alugados por um único profissional freelancer ou por uma equipe.

Para quem precisa trabalhar na modalidade Home Office, os benefícios que um espaço como o coworking possibilitam são vários. Veja mais a seguir. 

 

Interação com profissionais

No caso de um freelancer que atua como Home Office, o ambiente de coworking possibilita mais contato com outros profissionais, assim como estabelecer novas parcerias e até organizar novos projetos.

Foco no trabalho

Por mais que na sua casa você tenha o conforto necessário para trabalhar em Home Office, é difícil muitas vezes manter a concentração no seu trabalho por causa das distrações típicas do ambiente doméstico.

Por isso, para que a sua produtividade não seja prejudicada, um bom espaço de coworking conta com salas e ambientes ideais que evitam esse tipo de contratempo. 

O que você necessita para trabalhar em Home Office não são muitos recursos

As atuais tecnologias, caracterizadas pela Computação em Nuvem, proporcionam várias ferramentas úteis e eficientes de trabalho e produtividade. 

Portanto, se você atua ou pretende atuar na modalidade Home Office, fique atento para as novas tecnologias e aproveite ao máximo o que o trabalho remoto pode oferecer. 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.