22/09/2017

O que os nogueirenses pensam sobre o fim do horário de verão?

Controversa mudança dos relógios divide opiniões em Artur Nogueira

Da redação

Nesta semana, foi noticiado que o governo federal estuda a possibilidade de extinguir o horário de verão. Muita gente comemorou e muita gente lamentou, mas também teve quem não desse a mínima. Enquanto o impopular presidente Michel Temer (PMDB) avalia se acabará ou não com a alteração periódica dos relógios brasileiros – e mede as consequências disso para sua já desgastada imagem –, o assunto continua a render discussões na internet.

Por isso, o Portal Nogueirense saiu às ruas do município “Berço da Amizade” para saber o que a população pensa sobre o assunto. A comerciante Beatriz Santos, por exemplo, é uma das que se diz indiferente à mudança. “Para mim não faz diferença, nem em casa nem na loja”, afirma. Ela relata que nunca sentiu qualquer impacto na conta de energia por conta da alteração do horário.

Segundo o nogueirense Tiago Pedro, no entanto, é preciso dar fim ao famigerado horário de verão. “Veja bem, hoje, às cinco da manhã já está claro, e às seis da tarde ainda é dia também. Na hora que o horário começar, seis da manhã vai ser noite ainda, e você terá que acender a lâmpada quando for se arrumar para trabalhar. Vai continuar gastando energia”, argumenta.

Segundo ele, sem economia de energia elétrica, não há porque adiantar os relógios na estação mais quente do ano. “E à tarde, você não vai conseguir dormir cedo, e vai consumir energia com televisão, internet, até meia-noite. Não tem economia”, acrescenta.

Para a manicure Raquel Filippini, o horário de verão pouco muda sua rotina. “É estranho nos primeiros dias, mas depois a gente se adapta”, afirma. A sobrinha dela, porém, pensa diferente. Para a pequena Lavínia, de 10 anos, o fim do horário implicaria em voltar mais cedo da escola. “Daí eu não poderia ficar até mais tarde brincando”, explica.

A aposentada Stela Sia também prefere que não haja mais alteração no horário. “Ah, muda tudo, né? Você não dorme direito, não come direito”, comenta. “A gente economiza tanto, e os políticos roubam tudo depois. Daí não adianta”, completa.

 

Horário de verão

O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931. O objetivo é economizar o consumo de energia e reduzir custos operacionais da geração de eletricidade. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões em 2016.

Se o governo não acabar com a medida, o horário de verão deve entrar em vigor no próximo dia 15 de outubro. O relógio deverá ser adiantado em uma hora nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Ele deve vigorar até o dia 18 de fevereiro de 2018.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.