30/05/2019

O que é Geomarketing?

Saiba como esta poderosa ferramenta pode lhe aproximar de seus potenciais clientes

Informe publicitário

A ideia de que o marketing acompanha cada passo dos seus clientes pode parecer, a princípio, muito “Black Mirror”, mas e se eu falar que fora das histórias de ficção científica ela é possível e, inclusive, gera bons resultados para os seus negócios?

Sim, é verdade, o Geomarketing já é uma realidade. Essa tecnologia torna mais fácil a aproximação de um empreendimento com o seu público-alvo.

Para você compreender melhor o conceito de Geomarketing, basta saber que ele destaca a localização do seu público em uma determinada área ou região.

O princípio dele é muito simples. Hoje em dia, quando as pessoas efetuam postagens nas suas redes sociais, elas deixam “migalhas”, ou seja, pequenas pistas, e assim as marcas compreenderem as preferências e os hábitos desses clientes.

Para você ter uma ideia de como ele funciona, saiba que a atuação dos smartphones e demais dispositivos móveis são importantes para a aplicação dessa técnica. Sendo assim, graças ao endereço IP ou GPS ativado no seu celular, você mostra para as marcas onde andou.

Quer um exemplo? Digamos que você frequentou seguidas vezes uma determinada livraria na sua cidade. Isso vai indicar para os algoritmos que você aprecia livros e demais artigos relacionados a cultura e entretenimento.

Além disso, quando você efetua um check-in pelo Facebook em uma pizzaria, ou quando posta uma foto no Instagram com os seus amigos e marca que estava em um shopping Center, tudo isso é você acenando para facilitar as ações de Geomarketing.

Como utilizar o Geomarketing

O Geomarketing não é uma ferramenta, pois ele é o que podemos chamar de estratégias que fazem uso da localização para facilitar o conhecimento e a aproximação com o público-alvo.

Vale lembrar que cadastrar o seu negócio em ferramentas como o Waze e o Google Maps auxilia muito a realização do Geomarketing. Por isso, para você utilizar o Geomarketing em seu negócio, é interessante seguir algumas dicas bem básicas. Veja algumas!

Site personalizado

Digamos que você tem um e-commerce. Nesse caso, você pode possibilitar que o seu site seja personalizado para a utilização do Geomarketing. Exemplo disso é quando um site avisa para o usuário que quer saber a localização dele.

Ainda que os usuários tenham a opção de não divulgar tal informação, muitos não se importam e continuam “seguindo” o usuário.

Lembre-se também que o seu e-commerce deve contar com uma boa hospedagem de site para suportar o tráfego. Uma hospedagem VPS, nesse caso, é uma boa alternativa, pois ela oferece um melhor desempenho e mais espaço em disco para o seu site.

A hospedagem VPS é baseada em computação em nuvem e isso traz mais velocidade e segurança para o seu projeto na web.

Além disso, uma hospedagem VPS pode ser gerenciada com mais autonomia e flexibilidade, proporcionando assim, mais liberdade para aumentar os recursos de acordo com as necessidades do seu projeto.

Geotargeting

Este é o método mais utilizado, pois facilita a segmentação do seu público consumidor, visto que segmentação é o “pote de ouro” no final do arco-íris que muitos empreendedores buscam, pois o Geotargenting tem muitas vantagens.

Esse tipo de ação funciona filtrando o público conforme país, cidade ou bairro em que as pessoas residem. Sendo assim, se o seu negócio é uma sapataria em Porto Alegre, você não perde tempo anunciando serviços para moradores de Belo Horizonte.

Para utilizar esse recurso, você tem à disposição algumas plataformas de segmentação, como, por exemplo, o Google Ads e o Facebook Ads.

Geofencing

Com esse método você oferece para o seu cliente conteúdo em tempo real conforma a movimentação que é captada por meio de GPS.

Desse modo, quando o dispositivo entra em uma região determinada pela empresa, a pessoa recebe um conteúdo por meio de uma notificação no celular, ou um e-mail, ou um SMS.

Para que a mensagem seja devidamente recebida, é necessário inicialmente disponibilizar um aplicativo da sua marca. A pessoa deve efetuar o download desse aplicativo e permitir que a localização dela possa ser feita.

Geotagging

Sabe quando um usuário marca a sua localização em uma postagem de rede social? Isso é Geotagging. Ele é um recurso frequente no Facebook e no Instagram, especialmente quando o usuário está em um evento, em um estabelecimento ou visitando outra cidade.

Desse modo, as publicações fornecem para o usuário mais informações sobre o local, possibilitando que as pessoas encontrem novos negócios por meio dos seus contatos nas redes sociais.

Para um empreendimento, o Geotagging também traz vantagens. Um deles é a divulgação espontânea da marca que ocorre quando outros usuários veem a empresa sendo marcada.

Além disso, as publicações atuam também como uma avaliação para o negócio, pois as pessoas descrevem suas experiências a respeito do local visitado.

A utilização do Geotagging para a sua marca vai depender do usuário. Em suma, você pode apenas estimular que ele faça as marcações, sem nenhum tipo de imposição.

Com o objetivo de criar esse estímulo e incentivar o usuário fazer a marcação, vale desenvolver campanhas com ofertas e promoções para quem efetuar essa ação.

Conclusão

Graças ao Geomarketing, um empreendedor tem a possibilidade de trazer os clientes para mais perto dele, conhecendo os locais em que ele frequenta e, com isso, oferecer o conteúdo certo, no lugar certo.

Por isso, fique atento para as técnicas de Geomarketing e as utilize em seu negócio, pois pode não parecer, mas na era das redes sociais, uma recomendação faz toda a diferença.


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