25/12/2020

"O Natal em qualquer direção significa Esperança", enfatiza teólogo de Artur Nogueira

Evandro Cruz é pastor da 1ª Igreja Batista de Artur Nogueira

Da redação

Estamos vivenciando tempos difíceis. Todas as datas festivas desse ano foram afetadas pela “pandemia do coronavírus”. Muitas pessoas perderam seus entes queridos e houve um enorme esforço da mídia em geral e das autoridades para conscientizar a população do problema que estamos enfrentando. Lógico que momentos de crise trazem consigo oportunidades e estes abrem espaço para aproveitadores e então é Natal…

Pr. Evandro Cruz

Sendo o Natal uma festa cristã que independente de sermos ou não cristão, está festividade afeta nossa rotina. Nas empresas está comemoração natalina se soma às comemorações de final de período quando encerramentos, bonificações e balanços produzem um momento de alegria que potencializa as comemorações de final de ano, mas e quando não há muito o que comemorar?

E quando estamos tão envoltos em preocupações e tristezas que as festividades normais da época não fazem tanto sentido, pois a performance da equipe de vendas não atingiu a meta e a empresa como um todo não cumpriu o programado? E olhando para os meses passados parece que tudo foi negativo?

Perceba que as festividades que mencionamos podem ter sido severamente atingidas pelas adversidades advindas da pandemia e seus efeitos catastróficos a nível global, mas o Natal é muito mais que uma comemoração cristã, pois seu significado vai além de reuniões familiares e de amigos, vai além de viagens, descanso e compartilhar presentes ou da ceia.

O Natal em qualquer direção significa esperança. Para as pessoas que não compartilham da fé cristã essa esperança pode ser na humanidade e em dias melhores, para os cristãos o significado máximo do Natal tem a ver com o ponto alto de sua fé!

Etimologicamente a palavra Natal deriva do grego gennesis e do latim n?t?lis, sendo um adjetivo que significa:nascido, gerado, natividade, nascimento. Pois trata do nascimento do Filho de Deus que habitou entre os homens para dar esperança, assim sendo o Natal em tempos de pandemia assume um papel extremamente importante pois traz à memória a esperança que Deus deu aos homens.

A Bíblia Sagrada relata no evangelho de Lucas, no capítulo 2 e versículos 12 a 14, que enquanto o menino Deus, recém nascido, estava em uma manjedoura (vasilha onde se depositava comida para os animais) uma grande multidão do exército celestial apareceu junto ao anjo que anunciava o nascimento de Cristo e entoaram uma canção “Glória a Deus nos mais altos céus,e paz na terra àqueles de que Deus se agrada!” Este termo “paz” deriva do hebraico shalom e muito mais que simplesmente ausência de guerra, significa: bem-estar, prosperidade, segurança, integridade e plenitude.

Que possamos levantar a bandeira da paz e da esperança que traduzem tão bem o verdadeiro sentido do Natal!

Feliz Natal e Shalom para você e seus queridos!

Evandro O. da Cruz

Teólogo e Pastor da Primeira Igreja Batista em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.