10/03/2011

O ‘E’ do Ederaldo

Descubra o que a Lagoa dos Pássaros, um ex-prefeito de Artur Nogueira e a vogal têm em comum

Alex Bússulo

A Lagoa dos Pássaros, localizada próximo ao centro da cidade, é um dos cartões postais da cidade. Muitas árvores, alguns pontos para exercícios físicos e, claro, muitos pássaros, a maioria gansos, que ficam indo de um lado para o outro, fazendo jus o nome do lugar.

Em 1988, Ederaldo Rossetti foi candidato a prefeito de Artur Nogueira, se elegendo com mais de cinco mil votos. Em todo seu mandato realizou várias obras na cidade, como a construções de escolas, casas populares, pavimentação de ruas, entre tantas outras.

A letra ‘E’ é a quinta do alfabeto, e uma das cinco vogais.

Mas afinal de contas, do que este texto está falando? Provavelmente você está totalmente perdido na leitura, qual seria a ligação entre a lagoa, o ex-prefeito e a letra? Para responder esta pergunta é necessário que você analise a foto abaixo:

Esta imagem foi tirada via-satélite pelo Google, vista de cima da Lagoa dos Pássaros. Entre as águas e as duas ilhas pode-se notar a existência de uma letra. Isso mesmo, um ‘E’, mal feito, mas não deixa de ser.

Curiosidade? Coincidência? Que nada. Pura estratégia! É aí que entra a parte mais interessante. Entre as tantas obras realizadas pelo ‘Ederaldão’, como era popularmente chamado, está a Lagoa dos Pássaros. A letra lá no meio foi cuidadosamente projetada pelo ex-prefeito. Ou melhor, foi feita à olho por ele, que ia guiando os funcionários da prefeitura a desenhar e dar o formato de sua inicial. Provavelmente, ele sabia que em um futuro não muito distante, todo mundo poderia ver a lagoa de cima pela internet e quem sabe, lembrar de quem a havia projetado.

A equipe do NOGUEIRENSE foi até a lagoa conferir seu estado atual. Encontramos muitas coisas que o ‘Ederaldão’ ficaria feliz em ver, tais como a academia de exercícios físicos da Terceira Idade, várias espécies de aves, praça com balanços, gangorras e outros brinquedos para as crianças. Mas também encontramos coisas que o ex-prefeito não ficaria tão feliz em ver. Áreas alagadas, bancos quebrados, banheiros pichados, mato alto, entre outras coisas.

Fomos atrás da Secretária de Obras do município para saber o que está sendo feito para melhorar a situação do ponto turístico. Foi informado que a primeira etapa do projeto de revitalização foi concluída. Nessa parte inclui-se as instalações de iluminação, playground, calçada ao redor, pista de saibro, academia da Terceira Idade e a ampliação da galeria de escoamento da lagoa. “Não estamos apenas trabalhando para deixar a área mais bonita, estamos fazendo o possível para resolver de vez com o problema de alagamento e assoreamento da lagoa”, afirma o secretário de obras, Fernando Arrivabene.

Para conclusão da revitalização falta a troca dos bancos, a remodelação dos banheiros, a instalação de duas praças de convivências, a jardinagem e a construção de caixas de contenção, além da construção de galerias para as águas pluviais das ruas ao redor da lagoa.

“De nada adianta fazermos os jardins e deixar tudo bonito agora, para mais tarde termos que colocar os tratores lá e ter que desfazer tudo”, afirma Arrivabene. “O projeto está pronto e é o mesmo desde o começo, mas para mexer na infraestrutura do lugar é preciso verba, dinheiro que não está disponível atualmente nos cofres públicos”, conclui o secretário, acreditando que a revitalização possa ser concluída até o final deste ano.

E quanto ao ex-prefeito, Rossetti morreu no dia 1° de agosto de 1993, mas continua vivo nos corações de muitos nogueirenses, principalmente no coração da lagoa. E ele, como muitos dos moradores da cidade ‘Berço da Amizade’, certamente gostaria ver aquele espaço se transformar em um lugar de orgulho dos nogueirenses.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.