12/07/2017

Número de furtos aumenta 14% em Artur Nogueira

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo se referem aos cinco primeiros meses de 2017

Da redação

A questão da segurança pública em Artur Nogueira continua a ser motivo de preocupação para os moradores. Nos cinco primeiros meses de 2017, o índice de furtos na cidade aumentou 14,12%, totalizando 307 ocorrências registradas. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 269 casos. Os números foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).

Polícia.-1498833037

De acordo com o órgão estadual, esse tipo de delito é classificado em duas categorias. A primeira é a “furtos-outros”, que engloba todos os tipos de furtos, menos os de veículos. Portanto, furtos a casas, comércios e cidadãos entram nesse tópico. Já a segunda categoria é a “furtos de veículos”.

Do primeiro grupo, “furtos-outros”, a SSP-SP registrou 253 casos em Artur Nogueira entre janeiro e maio de 2017, contra 219 em 2016. Isso representa um aumento de 15,52% de um ano para outro. No mesmo período, a taxa de furtos de veículos cresceu 8%. Em números totais, o índice saltou de 50 para 54 carros, motos ou caminhões que foram levados por criminosos.

Lembrando que esses resultados não incluem os roubos, apenas os furtos. E para que não sobre nenhuma dúvida, furtos são os casos em que o ladrão subtrai algo sem estabelecer contato com a vítima. O roubo, por sua vez, ocorre quando o criminoso estabelece contato com a vítima e comete algum tipo de violência ou ameaça.

campanhagasalhopolicia

Se levarmos em conta apenas o mês de maio, os resultados são um pouco menos desanimadores. Enquanto em 2016 as forças de segurança tomaram conhecimento de oito furtos de veículos, em 2017 ele registraram 10 – um aumento que em porcentagem parece muito mais preocupante: 25%.

Nos casos dos “furtos-outros”, o dado apresenta um decréscimo. Foram notificados 44 casos em 2017, contra 45 em 2016. A redução foi pequena, de apenas 1,88%, mas já aponta uma melhora. Além disso, entre janeiro e maio deste ano foram recuperados 29 veículos pela polícia, ou seja, 53% dos automóveis que haviam sido furtados.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.