28/04/2020

Novo exame feito em paciente de Artur Nogueira atesta positivo para Covid-19

Exame divulgado como negativo nesta segunda-feira (27) passou por contraprova e revelou resultado positivo para o vírus; Paciente se encontra internada na UTI da Unicamp

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta terça-feira (28) que o exame divulgado ontem como negativo para o novo coronavírus (Covid-19), passou por contraprova e revelou resultado positivo para o vírus. A paciente se encontra internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unicamp, em Campinas. O boletim de atualização dos casos de Covid-19 aponta que existem 3 casos suspeitos e 45 monitorados para Covid-19 no município.

Esta é a terceira confirmação para o vírus na cidade, destas, duas pacientes não necessitam mais de monitoramento. Ao ser hospitalizada, a paciente de 54 anos apresentava dor abdominal, tosse e febre. Ela passou por atendimento no Pronto Socorro da cidade, passou pela coleta para o exame e foi transferida para o Hospital de Clínicas da Unicamp. A princípio, o resultado do exame foi negativo, conforme divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (27), mas a contraprova do teste avaliado pelo Instituto Adolfo Lutz, diagnosticou positivo para o vírus, sendo novamente divulgado pela Prefeitura nesta terça-feira (28).

O Departamento de Vigilância em Saúde de Artur Nogueira recebeu do Instituto Adolfo Lutz, nesta segunda-feira (27), a resposta do exame da paciente, que constava como negativo para o Covid-19, porém, no início da noite do mesmo dia, o Hospital das Clínicas da Unicamp emitiu outro resultado, atestando positivo para o vírus.

A Secretaria de Saúde ressalta que, imediatamente acionou a DRS-Campinas, a fim de elucidar a situação e exigir maiores explicações sobre a divergência dos resultados. A paciente se encontra sob os cuidados do Hospital das Clínicas da Unicamp e o Departamento de Vigilância em Saúde tem acompanhado constantemente o quadro clínico da paciente, bem como, dos familiares.

O Executivo Municipal esclarece ainda que vem seguindo todas as orientações e recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para os casos relacionados ao Covid-19, e que todos os resultados de exames são atestados pelo laboratório de referência nacional (Instituto Adolfo Lutz), eximindo-se assim de qualquer responsabilidade.

A Prefeitura informa também que o caso da paciente de 28 anos, que havia testado como positivo para COVID19 na segunda-feira (20), encontra-se agora como recuperado, tendo já recebido alta médica e saindo assim do quadro de positivos, fazendo parte do quadro de recuperados.

Os 45 casos monitorados na cidade não são relacionados a pessoas infectadas pelo vírus, mas sim, a pessoas com síndrome gripal e que estão monitoradas por decorrência dos sintomas serem semelhantes aos sintomas do Covid-19. O setor de Vigilância acompanha todas as suspeitas, sejam elas análises de clínicas particulares ou do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são 9 casos negativos para Covid-19 no município.

A Prefeitura aguarda resultados de outros 3 exames que foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz. As orientações de isolamento e prevenção estão sendo seguidas de acordo com o Ministério da Saúde.

Fique atento aos sintomas e quando deve procurar pelas unidades de saúde:

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.