06/11/2019

Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

No Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais frequente nos homens

Informe publicitário

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, procure um urologista e cuide da sua saúde.  Em estágio inicial,  as chances de cura  chegam a  90%, nesta fase da doença não há sintomas. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

O câncer de próstata é a multiplicação desordenada de células da próstata. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Alguns dos sintomas que podem aparecer são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

O diagnostico pode ser feito através de biópsias, que normalmente são feitas guiadas por ultrassom. O tipo de tratamento vai depender do estágio da doença em cada paciente:

DOENÇAS LOCALIZADAS:  Radioterapia ( conformacional ou braquiterapia)

DOENÇA LOCALMENTE AVANÇADA (somente ultrapassa os limites da próstata):  Cirurgia radical acompanhada ou não de hormônio

DOENÇA AVANÇADA (presente em outros órgãos, como ossos, gânglios e pulmões):  Radioterapia

Além disso podem ser utilizados tratamento clínicos com hormonioterapia, quimioterapia e novas drogas orais, que melhoram a qualidade de vida e aumentam a sobrevida.

Para auxiliar o público masculino neste processo, a Clinesp disponibiliza profissionais que podem ajudá-los a diagnosticar diversos problemas de saúde. O espaço atua em Artur Nogueira há mais de 25 anos na área de Clínica Médica e há 15 anos em Saúde e Segurança do trabalho. A empresa investe em atendimento e tecnologia de ponta. O local conta com profissionais experientes e serviço terceirizado que realiza os exames necessários para fazer o diagnóstico precoce. Para saber mais ligue para o telefone: (19) 3827-8002. A Clinesp está localizada na Rua Sete de Setembro, 1216, Centro, Artur Nogueira, SP.

Redigido por: Dr. Humberto Marino de Lucia / CRM: 69533

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.