17/12/2018

Nogueirenses são convocadas para o centro de excelência de judô em SP

Flaviane Souza (14 anos), Maria Eduarda Gonçalves (15 anos) e Lauren Millk (17 anos) foram convocadas após participarem de processo seletivo

O seleto grupo de judocas que compõem o Centro de Excelência de Judô do Estado de São Paulo contará com mais três judocas do Projeto Judô Esporte Social de Artur Nogueira em 2019. Flaviane Souza (14 anos), Maria Eduarda Gonçalves (15 anos) e Lauren Millk (17 anos) foram convocadas após participarem do processo de seleção realizado nos dias 10 e 11 deste mês, na Arena Olímpica do Ibirapuera.

“A oportunidade de fazer parte do Centro de Excelência é algo com valor imensurável. Seguindo nossa ideologia de formação continuada, essa é a grande chance dessas judocas iniciarem suas carreiras como atletas, alimentando um sonho comum a todos: representar o país nas Olimpíadas”, comenta o professor Rodolpho Lavoura.

Maria Eduarda iniciou o judô logo no Projeto Judô Esporte Social em Artur Nogueira. Acompanhada por seu primo Luis Gustavo, Duda passou por todas as fases pedagógicas do projeto até chegar na equipe de rendimento em 2018.

Lauren também iniciou o judô com a chegada do projeto no município nogueirense. A princípio se mostrou uma competidora aguerrida. Foi a primeira judoca de Artur Nogueira a conquistar uma medalha na final do Campeonato Paulista da primeira divisão, em Mauá, em 2015.

Grande esperança do judô nogueirense, Lauren sofreu uma grave lesão que a afastou dos tatames por dois anos. Após cirurgia, ela voltou aos treinamentos em 2018.

Flaviane Souza foi uma joia arrebanhada com a criação dos novos Núcleos de Judô nas Escolas. A jovem começou a praticar judô na Emef Ederaldo Rossetti (CAIC) em 2014. Logo saiu do Judô participação e passou a fazer parte do Judô Rendimento. Por isso, em 2017 acumulou medalhas em todas as fases do Campeonato Paulista e Copa São Paulo.

Assim como Duda, passou a integrar a equipe de Rendimento no início de 2018, ano que chegou a medalha de bronze na final do Campeonato Paulista da Primeira Divisão. “Flaviane é o atestado de sucesso da implantação do Judô nas Escolas. Acreditamos muito no Judô educacional, como formador de cidadãos e, também, de futuros campeões”, comemora o sensei.

A partir de fevereiro de 2019, Lauren, Flaviane e Maria Eduarda juntam-se a Camila e Lucas em São Paulo. Passam a treinar, morar e estudar na capital e, aos finais de semana, retornam a Artur Nogueira para treinar e competir com a equipe. O Projeto Judô Esporte Social é realizado pela Prefeitura de Artur Nogueira através da Secretaria de Esportes.

Atualmente, atende mais de 500 alunos em quatro núcleos. Através de uma parceria entre Secretaria de Esportes e Secretaria de Educação, o projeto deverá contemplar todas as escolas municipais, aumentando para quase 1 mil o numero de atendimentos.

“Fico muito feliz em ter acompanhado a concepção desse projeto. Sou testemunha tanto das dificuldades como do sucesso desses judocas. Tenho muito orgulho de ver como esse grupo burla as barreiras para subir ao pódio. Já disse uma vez e repito: isso ainda é só o começo. Tenho certeza que Artur Nogueira se orgulhará cada vez mais desse projeto”, expõe o secretario de Esportes Alexandre Chichurra.

Centro de Excelência

Criado com o nome de “Projeto Futuro”, o programa do Governo do Estado de São Paulo existe desde 1984, oferecendo apoio e estrutura a atletas do judô, dos esportes aquáticos e do atletismo. A partir de 2008, o projeto mudou o nome para “Centro de Excelência” e passou a favorecer também jovens de cidades do interior.

O programa já revelou atletas de ponta do esporte nacional, como os medalhistas olímpicos Maurren Maggi (salto em distância) e Claudinei Quirino (200 metros e revezamento 4×100 metros). Do Judô surgiram os medalhistas olímpicos Aurélio Miguel, Tiago Camilo, Felipe Kitadai entre outros. Os nogueirenses Lucas Brito e Camila Vieira já fazem parte do Centro de Excelência e auxiliarão a adaptação das novas integrantes na capital paulista.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.