20/10/2012

Nogueirenses realizam provas do Enem neste fim de semana

Segundo o Ministério da Educação, exame recebeu 6,5 milhões de inscrições

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro e, de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação, o sistema recebeu um total de 6,5 milhões de inscrições.

A avaliação possui quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e redação.

“Quero fazer o Enem para conseguir entrar numa universidade pública. Estudei bastante e me preparei muito no decorrer do ano”, conta o estudante nogueirense Caio Soares Pelin, de 17 anos, e que fará as provas do exame pela primeira vez.

Caio Soares Pelin

“Durante o ano eu estudei com apostilas que trabalharam com questões dos exames anteriores e também fiz simulados da prova. Me preparei muito, pois quero ter nota boa no Enem para acrescentar com a nota da Unicamp”, esclarece o estudante Nathan Mascarenhas, que possui 17 anos.

Concentração e muito estudo. Essa é a principal dica de quem já passou no Exame Nacional do Ensino Médio para os que estão se preparando para as provas deste fim de semana. “É importante ficar atento, dormir bem. Como é uma prova cansativa, tem que estar bem concentrado, é bom descansar um dia antes”, aconselha a estudante de psicologia Laiane Alves, que foi aprovada quando tinha 19 anos e hoje cursa o 6º semestre de uma universidade particular em São Paulo com uma bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

“Participei do Enem no ano passado, mas não consegui terminar a prova em tempo hábil. Nesse ano, eu fiz bastante simulado das provas para controlar melhor o meu tempo. Além disso, me dediquei bastante em matemática. Quero ir bem nas provas, pois o exame será a minha porta de entrada nas universidades federais”, finaliza o estudante de Artur Nogueira Bruno Miquelino Piai, que fará as provas do Enem pela segunda vez.

Bruno Miquelino Piai

“O Enem é essencial para ingressar na faculdade pública e eu quero fazer a prova para entrar numa universidade federal”, revela o aluno Matheus Zopolato.

Aplicação das provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, em todo o Brasil, a partir das 13h, pelo horário de Brasília. No primeiro dia, o candidato resolverá as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. No segundo dia, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, igualmente contadas a partir da autorização.

O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas com uma hora de antecedência, ou seja, até às 12 horas. Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas e aguardarão até às 19h para iniciarem as provas no primeiro dia.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.