12/06/2020

Nogueirenses podem participar de oficinas culturais virtuais promovidas pelo Estado

Poiesis abre mais de 150 vagas para cursos culturais virtuais

Da redação

A Poiesis, Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, do Governo do Estado de São Paulo, abre 155 vagas para cursos culturais virtuais em diversas linguagens e formatos. Os cursos estão disponíveis para todo o estado, incluindo Engenheiro Coelho. Confira na integra a programação de junho das Oficinas Culturais.

Oficina de escrita criativa: primeiras palavras

Coordenação: Renata Cirilo

11 a 30/6 – terças e quintas-feiras – 17h às 19h

25 vagas. Inscrições até 03/06 pelo link: https://forms.gle/BPAjC9yh7HRu2mZ98

Oficina de escrita criativa para iniciantes interessados em desenvolver textos literários. As atividades serão totalmente on-line com exercícios dinâmicos e dialógicos. Caso a oficina tenha mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção de participantes por meio da análise da ficha de inscrição pela coordenadora. Renata Cirilo é escritora de poesias e prosas, formada em Ciências Sociais e pós-graduada em Formação de Escritores e Especialistas em Produção de Textos Literários. Escreve mensalmente para o Blog das 30 pessoas, e para o próprio blog, Tábua Literária. Atua como produtora cultural do Coletivo Escrita Aberta de criação, difusão e formação em literatura e é gestora e produtora de políticas públicas culturais. Tem textos publicados em antologias e atualmente dedica-se a escrever o seu primeiro romance.

Oficina de vídeo-poesia

Coordenação: Daniel Fagundes

16 a 25/6 – terças e quintas-feiras – 17h às 19h

50 vagas. Inscrições até 05/06 pelo link: https://forms.gle/5ZhViHQ819nfPmETA

Serão apresentados os conceitos e um breve histórico do termo vídeo-poesia e proposta uma experimentação caseira com os participantes, utilizando diferentes suportes de captação de imagem e diferentes abordagens literárias. Caso a oficina tenha mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção de participantes por meio da análise da ficha de inscrição pelo coordenador. Daniel Fagundes é educomunicador e cineasta de formação técnica pelo SENAC São Paulo com pós graduação em tecnologias na aprendizagem, além de poeta com alguns trabalhos publicados. É co-fundador do coletivo/produtora social Caramuja Produções, dedicada à produção e disseminação de mídia educativa, sócio cultural e a pesquisa no campo da memória. Produziu e dirigiu documentários, ficções e curtas experimentais. Com a Caramuja realizou “A primeira boca, a primeira casa” de 2015, sobre a renovação da tradição do Batuque de Umbigada no interior paulista. Trabalha no projeto Brasil 2022, de Toni Venturi, como diretor de fotografia.

Oficina: Fundamentos em negócios de música – direito autoral e monetização

Coordenação: Ricardo Cantaluppi

15 a 24/06 – segundas e quartas-feiras – 17h às 19h

80 vagas. Inscrições até 5/6 pelo link https://forms.gle/Fcn7QcLu95DRCUiZA

A oficina pretende ampliar o conhecimento dos participantes sobre as atividades, funções e exigências do mercado musical e, sobretudo, demarcar a indelével presença da música pelos mais diversos campos e atividades econômicas. Ricardo Cantaluppi, músico, atua há 40 anos como produtor musical, coordenador de A&R (artista e repertório), diretor e roteirista de shows musicais, diretor de produção de filmes musicais, projetista e diretor de artes na criação de embalagens de produtos fonográficos e audiovisuais musicais. Com passagens pelas gravadoras Polygram (atual Universal), Abril Music, Deckdisc e Kuarup Música, desde 2017 vem aplicando seus conhecimentos transdisciplinares na coordenação de oficinas, workshops e cursos na área da Economia da Música.

Oficina básica de contação de histórias

Coordenação: Fernanda Munhão

09 a 12/06 – terça a sexta-feira – 14h às 15h30

Atividade aberta, por meio de lives no perfil da artista no Instagram: @fernandamunhaohistorias

Não é necessária inscrição prévia

Oficina básica destinada às pessoas que se interessam pelo assunto e pretendem desenvolver a arte de contar histórias. A escolha da história; a diferença entre ler e contar histórias; temas polêmicos; e histórias para crianças, jovens e adultos serão trabalhados durante quatro encontros. Em todos eles haverá a apresentação de recursos práticos para se contar histórias e referências de livros teóricos e literários sobre o assunto. Fernanda Munhão é contadora de histórias, jornalista e pedagoga, com mestrado em Literatura. Participou de vários festivais de contadores de histórias e ministrou oficinas sobre o tema em todo o Brasil. É integrante da Red Internacional de Cuentacuentos e autora do livro infantil “Mila”. Nesta atividade, não haverá emissão de certificados.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.