19/01/2019

Nogueirenses participarão da Jornada Mundial da Juventude no Panamá

Reunindo jovens de várias nacionalidades, evento contará com a presença do Papa Francisco

Letícia Leme

A cada dois ou três anos, a Igreja Católica promove a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que reúne jovens de várias nacionalidades, a fim de celebrar aquilo que acreditam. Idealizado pelo Papa João Paulo II, o evento acontece desde 1986 e cada edição é realizada em um lugar diferente do mundo.

Em 2013, a jornada foi sediada no Brasil (Rio de Janeiro), onde 38 fiéis de Artur Nogueira puderem participar da grande solenidade. Esse ano (2019), o local de encontro será no Panamá e, mais uma vez, jovens nogueirenses poderão prestigiar a celebração. Com o tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”, a JMJ acontecerá dos dias 22 a 27 de janeiro. Esta é a 34ª edição.

Pela manhã, o evento realizará momentos de catequese com bispos do mundo todo, além de parques com temas religiosos instalados em pontos centrais da cidade do Panamá. Somado a isso, a programação contará com o Festival da Juventude, que reúne shows, exposições, apresentações teatrais, danças e campeonato de Futebol, a copa JMJ, novidade da edição.

Na quarta-feira (23), o Papa Francisco integrará os eventos centrais, estando com os jovens até o domingo (27). O pontífice realizará uma via sacra, uma vigília eucarística e finalizará com uma missa de envio.

João Paulo Miranda Alves, coordenador do grupo de jovens do município e um dos participantes da edição de 2013, cedeu uma entrevista ao Portal Nogueirense no ano da peregrinação, onde explicou a importância da Jornada Mundial e o como se deu o período de preparo do grupo.

Desta vez, em um número menor, João Paulo novamente comparecerá ao evento. Ele e o amigo, Fábio Moreira, aguardam ansiosos pelo grande dia. “Fomos nos organizando, rezando e colocando esta intenção no coração de Deus, e aconteceu de tudo ter dado certo para que fôssemos (…) é uma alegria ir a este evento representando a paróquia de Nossa Senhora das Dores e nossa querida Artur Nogueira. Com certeza levo um pouco de todos no coração, para rezar pela nossa cidade neste evento tão bonito”, conta.

Entrevista em 2013 sobre a peregrinação

João explica que para que a jornada aconteça é necessário engajamento por parte da igreja. “É preciso muita movimentação, desinstalação, é preciso que a Igreja deixe de ser acomodada e se agite para mostrar à juventude o rosto jovem de Cristo, e ao mundo, o rosto jovem da Igreja. E por último, a importância de a juventude católica dizer: “Somos a juventude de Jesus Cristo”, expressa.

Já Fábio, acredita que mediante a experiência que vivenciará, voltará uma nova pessoa. “Com certeza será uma experiência incrível, poder estar no meio de jovens de vários lugares do mundo em sintonia e oração. Com certeza voltarei uma outra pessoa, com muita experiência e história para contar”, assegura.

A 34ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontecerá entre os dias 22 e 27 de janeiro no Panamá. Ao todo milhares de jovens de diversas nacionalidades se reunirão no grande evento.

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.