13/05/2011

Aluna destaque

Conheça a história da nogueirense Amanda Marques Tonhato, que foi campeã na Olimpíada Brasileira de Física

Riane Barbosa

A nogueirense Amanda Marques Tonhato, de 15 anos, foi premiada com medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas (OBFEP). A olimpíada alcança crianças de todo o Brasil que cursa ensino médio ou o 9º ano do ensino fundamental, em todas as escolas de nível público.

Amanda que sempre estudou em escola pública assume que nunca tinha tido a matéria de física na sua escola. “Só fui aprender alguma coisa da matéria quando mudei de escola. Achei que não ia ser aprovada na olimpíada, ou que os outros alunos poderiam ter vantagem sobre mim, pois já tinham a matéria há muito tempo. Peguei provas dos outros anos e fui estudando, as dúvidas que eu tinha ia tirando com os professores. Estudei bem mais do que o normal”, comenta Amanda.

Os pais da adolescente acreditam que o resultado positivo é a somatória de muita dedicação e talento. “Algumas vezes levanto às 3 horas para trabalhar e ela já está acordada estudando. Esse esforço não tem preço, acredito que por isso ela foi muito bem na prova”, comenta a mãe orgulhosa, Ana Paula Fernandes.

A menina estuda hoje em período integral no Colégio Técnico de Limeira (COTIL), onde finaliza o curso de ensino médio e técnico em geomática, mas admite que ainda não sabe o que quer fazer futuramente. “Gosto muito do meu curso técnico, mas ainda não sei se quero seguir essa profissão. Mas me interesso muito em fazer uma faculdade”, afirma a estudante.

Amanda mora em uma chácara próximo ao bairro jardim Carolina, em Artur Nogueira. Todos os dias acorda às 4 horas e faz uma caminhada até o ponto para pegar o ônibus para limeira, onde estuda. “É um exemplo de força de vontade. A pessoa basta querer e se esforçar que consegue qualquer coisa. Vejo minha filha bem diferente dos outros adolescentes de 15 anos”, diz a mãe.

Amanda por incentivo dos seus professores já se inscreveu em alguns projetos de voluntariado do Governo Federal e também procura estágios profissionalizantes para o período de férias.



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.