06/08/2013

Nogueirense consegue solidéu do Papa Francisco

Padre Anderson Ribeiro conseguiu vestimenta do pontífice durante a JMJ

Alex Bússulo

O padre nogueirense Anderson Ribeiro esteve presente na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no mês passado na cidade do Rio de Janeiro, e trouxe uma recordação que certamente guardará por toda a vida: o solidéu do Papa Francisco.

A vestimenta estava na cabeça do papa quando o próprio pontífice fez uma troca, que aconteceu na manhã do sábado (27) durante a missa realizada especialmente para padres e bispos na Catedral do Rio de Janeiro.

papa

Padre Anderson se recorda como conseguiu o solidéu. “Tem um costume muito antigo em Roma da troca de solidéu com o papa. Eu não sabia que o Papa Francisco ia fazer isso aqui no Brasil. Eu tenho um amigo, o Luiz, lá de São João da Boa Vista, que tem uma loja de artigos religiosos. Ele foi para Roma uns dias antes e voltou para o Brasil com dois solidéus brancos que ele pretendia presentear o papa. Quando eu vi na praia de Copacabana que o papa trocou o solidéu, eu também quis fazer a troca. Daí procurei esse meu amigo, que também estava no Rio de Janeiro, e comprei um solidéu com a intensão de trocar o qual eu tinha com o qual o papa usava”, afirma o nogueirense.

Padre Anderson conta que tentou trocar o solidéu com o papa na sexta-feira (26), mas que não conseguiu. “No sábado, na missa para os padres e bispos, eu pensei: ‘vou tentar uma última vez!’ E fui com o solidéu no bolso. Terminado a missa, não consegui fazer a troca com o papa, me perdi do grupo de padres e fiquei ao lado do padre Johnny para tirar uma foto com o cerimoniário do papa. Fomos rumo ao presbitério e ficamos lá esperando. De repente chegou a Guarda Suíça com a Polícia Federal e começou a isolar toda a área falando que ninguém mais ia passar. De repente o Papa Francisco surgiu. Pela aglomeração eu fui parar atrás do padre Johnny. Aí nós fizemos um combinado: ele tentava trocar o solidéu e eu tirava a foto. Eu dei o solidéu na mão dele e ficamos esperando o papa vir. E para nossa sorte, nós conseguimos trocar o solidéu. Foi o último solidéu que ele trocou”, relembra o padre Anderson.

papa papa

Antes de se ordenar padre, Anderson Ribeiro passou toda a infância e foi criado em Artur Nogueira. Logo na adolescência, descobriu a vocação para o caminho religioso. Estudou em várias escolas, como Montessori, Cardona, Amaro, Magdalena, até cursar a Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília-DF e PUC Campinas. Desde fevereiro deste ano, o padre Anderson responde pela Quase Paróquia de Nossa Senhora Rosa Mística, em Porto Ferreira – SP, mas sempre visita Artur Nogueira, onde os pais e amigos vivem.

Durante a tarde da última segunda-feira (5), o padre Anderson visitou a redação do Portal Nogueirense, no centro, onde mostrou o solidéu do papa. “Eu ainda estou sonhando acordado [risos], porque eu não imaginava que ia conseguir, afinal, não fui para o Rio de Janeiro com esse objetivo. Eu queria sim chegar perto do papa, queria tirar uma foto próximo dele. Mas eu não imaginava que eu ia conseguir. É um sonho ter um solidéu do papa. E acho que foram no máximo 8 solidéus que ele trocou no Brasil”, conta o padre.

Padre Anderson

O solidéu já ficou exposto na Quase Paróquia de Porto Ferreira. Agora, o padre quer expô-lo em outras cidades, inclusive em Artur Nogueira.

solideu


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.