14/02/2013

Município pode registrar 28 casos de dengue em menos de 40 dias

Vigilância em Saúde alerta e pede cooperação de toda a população

A Vigilância em Saúde (Visa) de Artur Nogueira aguarda o resultado de 20 exames que podem se confirmar como dengue em 2013. Até o momento, já foram registrados oito casos. O número é alarmante, uma vez que em 2012 foram registrados apenas cinco casos em todo o ano.

Segundo a Visa, todas as 11 Unidades de Saúde da Família (USF) do município estão atentas e realizando visitas pelas residências. “Nosso trabalho continua com toda a força, mas é necessário a cooperação de todos contra o mosquito da dengue. Se toda a população se conscientizar e agir poderemos acabar com esse mal”, afirma o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Artur Nogueira, Luís Cesar Andrade.

Segundo o coordenador, os motivos dos casos ainda não foram confirmados, mas existe a possibilidade da doença ter sido importada. Neste caso, é quando uma pessoa é picada pelo mosquito fora do município e ao voltar para a cidade é picada novamente por um mosquito normal, contaminando-o e possibilitando que outras pessoas sejam infectadas também.

A combinação de chuva e calor também favorecem à um ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue.

Prevenção

Para combater o mosquito transmissor, basta não deixar acumular água sobre a laje, fechar bem o saco de lixo e manter a caixa d’água, toneis e barris bem fechados. As pessoas devem encher de areia até a borda os pratos das plantas ou lavar semanalmente com escova. Isto também deve ser feitos com tanques e pratos de água dos animais de estimação.

Outras medidas ainda devem ser tomadas, como virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro dos recipientes e trocar a água dos vasos de plantas aquáticas.

Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam do terceiro ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois deste período que os sintomas aparecem. Caso alguém apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações deve procurar à Unidade de Saúde mais próxima.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.