08/10/2018

MP lança cartilha para combater troca de favores por votos em Artur Nogueira

Ministério Público afirma que campanha "Político que faz favor, nega direitos" tem atuação preventiva ao clientelismo

Da redação

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) acaba de lançar uma cartilha que integra a campanha “Político que faz favor, nega direitos”. A iniciativa, a ser implantada também em Artur Nogueira, foi criada para conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao clientelismo: prática eleitoreira caracterizada pela oferta de favores por parte do político em troca de votos da população.

Ilustrada e em linguagem acessível, a cartilha tem o formato de história em quadrinhos. A trama gira em torno do drama dos garotos João e Maria. Enquanto o avô de João consegue uma vaga em hospital público graças à intervenção de um vereador, a mãe de Maria, que precisava muito mais do tratamento, mas não conhece nenhum político, não consegue ser internada e acaba falecendo.

O material usa o caso das vagas em hospitais públicos como um exemplo, mas aborda também, no formato de perguntas e respostas, outras maneiras de clientelismo: em cargos públicos, creches, escolas etc. Entre as questões levantadas estão os tipos de atitudes que podem ser consideradas clientelistas, o que a população ganha quando a prática é combatida e o que acontece com políticos que oferecem favores em troca de votos.

A cartilha esclarece ainda como o político ético deve agir para que todos sejam atendidos, e quando isso não for possível, fixando critérios objetivos que priorizem o atendimento dos que mais precisam. No material, a população encontra também orientações para denunciar casos de clientelismo.

A Cartilha da campanha “Político que faz favor, nega direitos – Em defesa do político ético e da sociedade” é uma realização Procuradoria-Geral de Justiça, Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, Promotores de Justiça André Vitor de Freitas, Ernani de Menezes Vilhena Junior e José Augusto Mustafá.

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.