24/04/2024

Morte de morador de Artur Nogueira gera questionamentos nas redes sociais

Vereador questionou atendimento médico a Gustavo Lopes; Santa Casa se pronunciou: “não há que se falar em omissão de socorro”

Da redação

A morte de Gustavo da Silva Lopes, de 27 anos, tem repercutido nas redes sociais nesta quarta-feira (24). O jovem morreu nesta terça-feira (23) e foi sepultado no início desta quarta no Cemitério Municipal de Artur Nogueira.

Nas redes sociais, conhecidos começaram a questionar o motivo da morte de Gustavo, alegando uma possível “negligencia médica”.

Uma prima de Gustavo questionou o atendimento e alegou que Gustavo foi atendido na noite de segunda-feira (22) já apresentando sintomas de emergência, como dores na nuca, mas foi liberado com a alegação de que ele estava tendo crises de ansiedade.

A prima de Gustavo relatou que ele retornou ao Pronto-socorro na madrugada de terça-feira (23), apresentando vômitos e convulsões. Apesar disso, não teria recebido a devida atenção no local até ser transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis para realizar uma tomografia. Após o exame, ele foi enviado de volta a Artur Nogueira, onde teria permanecido sem receber atendimento emergencial até o início da manhã, quando foi transferido para o Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp), onde faleceu.

O vereador Henrique Telles fez um vídeo e chegou a protocolar um pedido de explicação para a Secretaria de Saúde de Artur Nogueira. “Já encaminhei o protocolo e a secretária de Saúde Ângela se colocou a disposição para ajudar no que for preciso para esclarecer se houve ou não negligência médica”.

O Portal Nogueirense questionou a Santa Casa de Misericórdia, responsável pelo atendimento do Pronto-socorro de Artur Nogueira.

Em nota, a Santa Casa relatou como aconteceu o atendimento de Gustavo, afirmando que “não há que se falar em omissão de socorro ou até mesmo negligência nos atendimentos prestados no Pronto Atendimento de Artur Nogueira bem como, no HC da Unicamp ao Sr. Gustavo.”

Veja a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento

Pronto atendimento de Artur Nogueira, vem manifestar acerca das notícias circulando na cidade referente ao falecimento do Sr. Gustavo Lopes da Silva.

O paciente em questão deu entrada no dia 22/04/2024 as 18h49, no pronto-socorro Municipal de Artur Nogueira com quadro clínico inespecífico, sem sinais de gravidade, sendo examinado, medicado e mantido em observação. Após este período, houve regressão total dos sintomas, o paciente não apresentava quaisquer queixas e recebeu alta, juntamente com familiar.

No dia 23/04/2024, as 1h25 , deu entrada para um novo atendimento com relato de crises convulsivas em domicílio. O mesmo foi colocado em monitorização e, neste momento, foram realizadas todas as medidas para o imediato atendimento do quadro clínico e encaminhado o paciente à tomografia na Santa Casa de Cosmópolis.

Quando retornou, foi solicitado avaliação da especialidade de Neurocirurgia através da Central de Regulação do Estado (CROSS) sendo transferido como vaga zero para o HC da Unicamp hospital referência no atendimento em casos neurológicos. Após dado entrada no HC da Unicamp paciente teve uma parada cárdio respiratória, e apesar de realizadas todas as medidas necessárias para reanimação o paciente veio a óbito na Unidade de Emergência do HC da Unicamp.

Como causa provável da morte: hemorragia intraventricular cerebral por possível rompimento de aneurisma (acidente vascular cerebral – AVC)Sendo assim, ressaltamos que não há que se falar em omissão de socorro ou até mesmo negligência nos atendimentos prestados no Pronto Atendimento de Artur Nogueira bem como, no HC da Unicamp ao Sr. Gustavo.

Vale ressaltar que, a prevalência de AVC na população geral brasileira é de menos de 3%. Sendo que destes 3%, 15% são hemorrágicos e 3,9% acomete pacientes jovens, abaixo de 45 anos.  De tal modo, após todos os cuidados prestados ao paciente, lamentamos a fatalidade ocorrida.

Por oportuno, estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Departamento Jurídico

Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.