08/06/2022

Morre cachorra encontrada em situação de maus tratos em Artur Nogueira

Chiquinha, como passou a ser chamada, não resistiu aos ferimentos e a situação deplorável que foi encontrada

Da redação

A cachorra que foi resgatada em situação de maus tratos em um pesqueiro na zona rural de Artur Nogueira na última quinta-feira (02), não resistiu e faleceu na madrugada deste domingo (05). Chiquinha, como passou a ser chamada, estava em um lar temporário para ser cuidada depois de ser resgatada pela Equipe Ambiental da Guarda Municipal.

Thalita dos Santos Claudino, por quem Chiquinha estava sendo cuidada, falou sobre o caso . “Os guardas foram até o pesqueiro  resgatá-la e a Dra. Larissa [ da zoonose] entrou em contato comigo e ela foi pra minha casa”, narra a jovem.

Ela relembra o estado de saúde da cachorra. “Ela estava com sarna pelo corpo, com a doença do carrapato, as patas inchadas… ela não parava em pé, tinha que uma pessoa segurar ela para dar banho, dar medicação. Olha, só quem viu a situação que ela estava pode falar, situação deplorável”, lamenta a moça.

A protetora conta ainda que assim que pegou a Chiquinha, foi atrás de medicação.  “Ela chegou na minha casa e fomos atrás de medicação  e o Dr. Luis Alberto prestou toda a assistência que ela precisava de atendimento e medicação. Ela recebeu todo atendimento que precisava, mas na madrugada de domingo, ela não resistiu e morreu”, diz jovem.

” Eu já chorei horrores, estou muito triste. Não tem como cuidar de um animal, não tenha, porque pra deixar naquela situação, não dá. A gente fez tudo que estava ao nosso alcance para salvar ela, mas não conseguimos”, completa a protetora emocionada.

Apesar do sentimento de tristeza, ela pede justiça.” O nosso sentimento é de tristeza, por não ter ficado sabendo antes, resgatado ela antes, mas quantas Chiquinhas existem por ai e não sabemos. Por isso, a Prefeitura deve urgente regulamentar a lei municipal contra os maus tratos para que casos como esse, não fique impune”, finaliza.

Punição

De acordo com a veterinária da Zoonone de Artur Nogueira, um relatório será feito para comprovar os maus tratos e será entregue para a Polícia Civil que vai apurar as responsabilidades do dono do animal. A Fiscalização de Posturas do município também deve autuar o proprietário da Chiquinha.

Repercussão

O caso do resgate da Chiquinha repercutiu e chocou Artur Nogueira e toda a região. Protetores de animais da cidade usaram as redes sociais para pedirem justiça pela cachorra e a regulamentação da LEI 3.247.

Relembre o caso

A equipe Ambiental da Guarda Municipal de Artur Nogueira localizou na tarde de quinta-feira (02), a cachorro em situação de maus-tratos na zona rural da cidade. O dono do animal foi levado para prestar esclarecimentos. De acordo com informações, a equipe foi solicitada para averiguar uma denúncia de maus-tratos em um pesqueiro de Artur Nogueira. A denúncia dizia que o cachorro estava amarrado e em péssimo estado de saúde, longe de comida e água.

No local, os agentes encontraram o animal amarrado em uma corrente de cerca de um metro e com vários ferimentos em pele viva. Ele tinha sinais de sarna em estado avançado e seu olho direito estava com úlcera.

Questionado, o proprietário informou que passou óleo de motor queimado no cachorro para tentar curar a sarna. Os agentes acionaram a médica veterinária da zoonose que confirmou a situação de maus-tratos.

Diante dos fatos, o proprietário foi levado para a delegacia onde foram tomadas as providências cabíveis. Será lavrada uma multa como prevê o código de posturas do município. O animal foi resgatado pois corria risco de vida e agora está em tratamento e encaminhado para um lar provisório, mas não resistiu.

.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.