01/07/2019

Moradores se mobilizam para criar associação de bairro de Artur Nogueira

Criação de Associação de Moradores do Residencial Nosso Sonho visa implantar ações que sirvam de modelo para outros bairros da cidade

Da redação

Munícipes do Residencial Nosso Sonho (Residencial Minha Casa Minha Vida), em Artur Nogueira, promoverão nesta terça-feira (2), uma reunião de assembleia para a criação da Associação de Moradores do bairro. O encontro deverá abordar a implementação de um estatuto que irá reger os direitos e deveres dos moradores da localidade. O intuito é que ações de preservação ambiental, melhorias de infraestrutura, projetos de economia sustentável, entre outras atividades sejam criadas e sirvam de modelo para os demais bairros do município.

O encontro deve reunir moradores do Residencial Nosso Sonho e demais munícipes da cidade nogueirense que queiram apoiar a causa. A princípio, a reunião discutirá a implantação de um estatuto que servirá como diretriz para as ações a serem aplicadas no bairro, para que posteriormente, ocorra uma votação para a eleição dos dirigentes da Associação de Moradores do Residencial Nosso Sonho.

A atividade não é restrita apenas à moradores do referido residencial, pessoas que moram em outras localidades da cidade e, que queiram colaborar com alguma ação que beneficie o bairro, também podem participar. Erasmo Carlos Dias de Oliveira, morador do Residencial Nosso Sonho e incentivador da criação da referida associação, afirma que a participação da população é fundamental para que o projeto seja aplicado. “É de extrema importância a participação dos moradores e da população nessa reunião para que haja representatividade e a criação efetiva desta associação. Essa reunião discutirá o conteúdo do estatuto que será implantado pela Associação de Moradores do Residencial Nosso Sonho, para que então, possamos lançar o edital para a futura eleição da liderança e dos integrantes que vão compor a liderança desse grupo no bairro”, explica.

Um dos alvos que será traçado com a criação da Associação, é a revitalização do Tanque do Zico, um espaço de área verde que no passado já foi utilizado como área de lazer no município, mas que hoje sofre com a poluição e o descarte irregular de lixo. No local existe uma nascente que deságua no Ribeirão Boa Vista, conhecido popularmente como Poquinha. Essa fonte é uma das captações da Estação de Tratamento de Água (ETA) 3, em Artur Nogueira. Nos meados dos anos 80, o local privado era frequentado por inúmeros moradores, já que ali existia um parque de lazer com piscina. Porém, após o falecimento do proprietário do local, o ambiente ficou abandonado.

Com a construção do Residencial Minha Casa Minha Vida, inaugurado em 2016, cerca de 600 famílias passaram a residir na localidade. A área de preservação ambiental, que já estava esquecida pelo Poder Público, passou então a receber o descarte irregular de resíduos e lixo residencial, deixando a situação ainda mais preocupante. Fraldas, guardanapos, toalhas de mesa, panos de estopa, preservativos, absorventes íntimos, entre outros materiais, são hoje encontrados facilmente no espaço.

Com a criação da Associação de Moradores do Residencial Nosso Sonho, os integrantes buscarão reverter essa realidade, para que o local volte a ser um local de lazer para a população. “É uma área enorme, que já foi local de lazer antigamente, que deve ser valorizada, mas que hoje está esquecida e sendo muito poluída. É preciso que seja criado um projeto de conscientização com os moradores e de lei, que promova a revitalização desse local, esse será um dos objetivos da Associação”, ressalta Oliveira.

Além de um trabalho de conscientização ambiental a ser promovido com os moradores daquela localidade, o núcleo da Associação também visará a representatividade local para alcançar outras melhorias e ações em prol do bairro junto com o apoio do Legislativo e Executivo da cidade, como possíveis ampliações ou melhorias de infraestrutura, por exemplo. Outras atitudes, como um núcleo de reciclagem e gerenciamento ambiental, a promoção de trabalhos de economia sustentável, oficinas, cursos, palestras, entre outras ações, também são de interesse do grupo.

Esse trabalho a ter início no Residencial Nosso Sonho não deve permanecer restrito a esse bairro. Com essa ação tendo início, a ideia é que as atividades promovidas nesse trabalho sirvam de modelo para o município nogueirense, podendo se estender à outras localidades da cidade. Por isso, a reunião que ocorrerá nesta terça-feira (2) poderá incluir a participação de moradores de outras regiões de Artur Nogueira e que queiram contribuir com a causa. “A política tem que existir no dia a dia da população, não ficar só por parte do Poder Público. Não dá para culpar a gestão municipal por tudo o que acontece no município. É preciso promover a conscientização das pessoas”, considera Oliveira.

A reunião para a criação do estatuto da Associação de Moradores do Residencial Nosso Sonho será realizada na Escola Municipal Osni José de Souza, a partir das 19 horas, e conta com a participação e o envolvimento de todos que tenham interesse em contribuir com a causa.

Leia também:

Morador aciona MP para tentar frear poluição em nascente de Artur Nogueira

Fraldas, preservativos e absorventes são encontrados em nascente de Artur Nogueira

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.