23/08/2018

Moradores reclamam de sucateamento em ambulâncias de Artur Nogueira

Prefeitura afirmou que Secretaria de Saúde já adquiriu três veículos pequenos e solicitou a compra de quatro ambulâncias novas

Da redação

Alguns moradores de Artur Nogueira que utilizam ambulâncias ou veículos da Secretaria de Saúde procuraram o Portal Nogueirense a fim de expor reclamações sobre as condições dos atuais automóveis do setor. De acordo com eles, o serviço está sucateado e não atende a demanda. Além disso, os próprios funcionários públicos confirmam a falta de manutenção nos transportes segundo os reclamantes.

Apesar das queixas, a prefeitura garantiu que a Secretaria de Saúde já adquiriu três veículos pequenos e solicitou a compra de outras quatro ambulâncias para o município. O Poder Executivo enfatizou ainda que “desde o início da atual gestão está trabalhando para dar a devida manutenção nos carros da área da Saúde”.

Sônia Aparecida Daliesse acredita que a situação do setor está precária. “Os próprios funcionários reclamam das más condições dos veículos utilizados na Saúde. E nós, usuários, acabamos sendo prejudicados com essa dificuldade. Falta veículos e, muitas vezes, somos transportados em carros quebrados e com problemas”, denuncia. Segundo ela, as ambulâncias e demais automóveis utilizados na saúde pública colocam em risco os funcionários e os pacientes.

A moradora faz uso diário do transporte por isso, com conhecimento de causa, adverte. “O problema é sério! Pode ocorrer um acidente a qualquer momento. Nada contra ninguém, minha observação é apenas um alerta”, esclarece.

Outro munícipe – que não quis se identificar – pontua problemas mecânicos nos carros. “Ao buscar alguns pacientes, o motorista não desligou o carro. Percebi que alguém perguntou o motivo e ele respondeu que se ele desligar, a ambulância iria demorar a voltar a funcionar”, conta.

Sônia confirma que já observou o mesmo problema descrito e acrescenta que “o outro automóvel está com problema no freio”. Ela salienta que isso que está acontecendo não é humano. “Acho que eles devem zelar pela integridade física e moral dos pacientes. Nós, familiares, sofremos com isso! São vidas que estão correndo risco! Vejo muitas matérias sobre outros assuntos, mas poucas coisa sobre a nossa saúde que está morrendo”, desabafa emocionada.

Resposta da prefeitura aos questionamentos

A prefeitura de Artur Nogueira informa que desde o início da atual gestão está trabalhando para dar a devida manutenção nos veículos do setor da Saúde. De acordo com a nota, há anos os veículos estavam abandonados e sucateados.

“Atualmente, a Secretaria de Saúde adquiriu três veículos pequenos que já estão em fase final de licitação e devem estar prontos para atender a população em breve. Além desta aquisição, também já foi solicitada a licitação de quatro novas ambulâncias que ajudarão no atendimento aos moradores nogueirenses”, afirmou o Poder Executivo.

Polícia Rodoviária multa carro da Saúde

A Polícia Rodoviária autuou uma das ambulâncias do departamento de Saúde do município no mês passado. O carro modelo Doblo foi multado na manhã do dia 12 de julho. Segundo os oficiais, o automóvel estava com os pneus carecas e a documentação atrasada.

Lucas Sia (PSB) e Davi da Rádio (DEM) denunciaram o caso e destacaram que as irregularidades dos registros estavam vigentes desde abril deste ano.
Davi da Rádio (DEM) revela ambulância parada há quatro meses

Durante a última sessão ordinária do primeiro semestre, o vereador Davi da Rádio (DEM) afirmou que uma ambulância de Artur Nogueira estava, na época, há quatro meses parada numa oficina mecânica de Conchal (SP), aguardando conserto. Segundo ele, o serviço foi orçado em fevereiro com valor próximo a R$ 8 mil, mas, até então, não havia sido executado pelo Poder Executivo.

“Durante o trabalho de fiscalização, eu descobri que uma dessas ambulâncias, que poderia estar salvando vidas, está há bastante tempo quebrada em uma oficina mecânica que nem do município é”, declarou. De acordo com o parlamentar, o carro está parado há quatro meses em um estabelecimento da cidade de Conchal (SP).

“Uma ambulância que poderia estar salvando vidas e que é toda equipada. Ela tem todo o suporte para ressuscitar pacientes”, destacou Davi (DEM). “O que está faltando para esse veículo voltar a circular? (…) Eu sei da responsabilidade e da preocupação que o pessoal que trabalha na Saúde tem de salvar vidas, mas como se não tem uma ambulância?”, indagou.

O vereador apontou que o veículo foi doado pelo Governo Estadual, cabendo à prefeitura apenas a manutenção. Na época, o Poder Executivo não se pronunciou sobre o caso.

Leia mais

Vereador revela ambulância de Artur Nogueira parada há 4 meses

Vereador consegue R$ 150 mil para Saúde de Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.