04/05/2022

Moradores reclamam de problemas em bairro de Artur Nogueira

Poeira, sujeira em praça e quadra sem manutenção são algumas das reclamações de moradores da rua Albertino Stocco, no Coração Criança; Prefeitura nogueirense promete resolver problema

Da redação

Poeira que causam problemas respiratórios em crianças, adolescentes e idosos, praça cheia de mato e lixo que acabam atraindo animais peçonhentos que entram nas casas, quadra de esportes sem condições para a prática esportiva e falta de iluminação pública. Esses são apenas alguns problemas enfrentados por moradores da Rua Albertino Stocco, no Coração Criança.

Cansados de esperar, um grupo de moradores entrou em contato com o Portal Nogueirense para denunciar e pedir solução para as questões enfrentadas na localidade. A dona de casa, Ivonete de Almeida Araújo, de 35 anos, conta que um dos maiores problemas é a questão da poeira que sobe quando carros e caminhões passam pela estrada sem asfalto ao lado da Rua Albertino Stocco.

“Aqui é uma poeira só e a gente tem crianças que tem problemas respiratórios e vira e mexe precisamos levar elas para o hospital porque tem dia que fica insuportável e depois que eles mudaram e fizeram um acesso para a rua, ficou pior, porque os carros passam aqui e sobe uma poeira só”, relata a mulher.

 

Prolongamento da XV

A obra citada por ele diz respeito ao prolongamento da Avenida XV de Novembro que abriu um acesso à rua Albertino Stocco, atrás da antiga Praça Ceus. “Outro problema trazido por esse acesso foi que os carros e caminhões agora passam em alta velocidade aqui na rua”, completa a moradora.

Abandono

A dona de casa ainda aponta o abandono da área em verde em frente a sua residência. “Aqui nessa praça tem muito lixo e muito mato. Isso ocasiona diversos problemas. Teve morador que já matou uma cobra embaixo da cama, sem contar os ratos, aranhas e outros animais peçonhentos que aparece aqui”, se indigna Ivonete.

“Sem contar o perigo que as crianças correm brincando nessa praça com mato alto correndo risco de serem picadas por formigas e outros animais”, complementa.

Quadra abandonada

Uma quadra de esportes localizada ao lado da área verde também é alvo de reclamação devido ao estado de abandono. “Aqui tem essa quadra que está numa situação bem feia. Nem dá pra brincar aqui direito, sem contar a fiação exposta que coloca em risco os moradores”, frisa Ivonete.

O morador José Pino Dias do Prado, de 61 anos corrobora com as reclamações da vizinha. “O dia que eles vieram aqui fazer essa estrada, disseram que iriam podar essas árvores, colocar uma câmera, arrumar a pracinha… Olha a situação que está. Tudo quebrado, mato alto que atrai cobra, rato, então tá terrível. Eles têm que deixar a estrutura boa para quem mora aqui. Tem uma lombada aqui, mas os carros não respeitam, passam em alta velocidade podendo atropelar uma criança”, critica o morador.

“Eles disseram que iam fazer e deixam tudo abandonado, não pode fazer isso”, comenta José.

Abandono

A moradora Ivonete diz que se sente abandonada. “Eu espero que eles venham fazer essa melhora pra gente. Começar a obra e não terminar. Eles não fazem nada pela gente. Nós já procuramos, falaram que iriam vir e nada”, desabafa.

Morador mostra outro rato que foi encontrado na rua devido ao mato alto

Posição da Prefeitura de Artur Nogueira

A Prefeitura de Artur Nogueira foi procurada e se manifestou por meio da assessoria de imprensa. Disse que o acesso da rua Alberto Stocco já estava previsto antes da alteração do projeto e que a conclusão da Avenida XV de Novembro elimina o problema da poeira. Sobre a quadra, disse que a Secretaria de Esportes já esteve no local e que a limpeza da área verde e a iluminação pública está no cronograma da secretaria competente.

Confira a nota na íntegra:

“Segundo a Secretaria de Planejamento, o acesso da rua Albertino Stocco já estava previsto antes da alteração do projeto. Além disso, a alteração que foi feita está na região da escola Severino Tagliari.

De acordo com a equipe, está sendo viabilizada a conclusão da Avenida XV de Novembro, o que eliminará o problema da poeira.

 Já a Secretaria de Esporte afirma que já esteve no local mencionado e foi verificado também outros diversos pontos esportivos da cidade que precisariam de reformas. Na época, o valor estimado para a reforma do piso, instalação de novas traves e troca de telas ficaria em torno de R$ 220.000,00.  Pensando que esta quadra se encontra a menos de 200 metros da praça do PAC, onde está em fase de finalização para entrega, com quadra poliesportiva coberta e iluminação, pista de skate e parquinho, a pasta decidiu remanejar a utilização da população para este local. A Secretaria frisou também que além do uso por parte da população, haverá no PAC oficinas culturais e escolinhas de diversas modalidades.

A retirada do lixo e o reparo da iluminação estão no cronograma de serviços da Secretaria de Obras”, diz a nota.

O Portal Nogueirense segue acompanhando a resolução dos problemas enfrentados pelos moradores do bairro.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.