30/03/2011

Buracos em bairros

Falta de asfalto no Egídio Tagliari, Josephin Tagliari e Jardim do Lago causa indignação em nogueirenses

Alex Bússulo

Os moradores dos três bairros de Artur Nogueira não estão satisfeitos com a situação das ruas. “Gostaríamos de sugerir uma reportagem com fotos da situação dos bairros que esperam pela pavimentação. Sabemos que várias são as desculpas, os esclarecimentos para justificar a falta, mas nada justifica o descaso com as ruas que estão intransitáveis devido a grande quantidade de buracos”, comentaram os moradores no ‘VC REPORTER’, espaço destinado aos leitores do NOGUEIRENSE a reivindicarem e sugerirem reportagens.

Depois da reclamação, nossa equipe foi até os bairros Egídio Tagliari, Josephin Tagliari e Jardim do Lago, que se localizam entre o Itamaraty e o Jardim Carolina, em Artur Nogueira.

Os buracos e valetas nas ruas sem asfalto atrapalham a vida dos moradores. “Tenho que fazer o balanceamento do meu carro a cada 5 mil km, já troquei várias peças do veículo, não há carro que aguente as valetas dessas ruas”, afirma o morador, Juscelino Xavier da Silva.

Os moradores afirmam ainda que já estão cansados de promessas. “O Nelson Stein prometeu, o Luiz de Fáveri prometeu e depois o Marcelo Capelini, mas até agora ninguém resolveu o problema”, afirma Silva.

Em alguns pontos as valetas não permitem que os veículos atravessem as ruas. “A situação está precária, só tem buraco, a prefeitura disse que até o final do ano o asfalto sai, mas eu não acredito”, afirma a moradora, Nerci Miranda.

Segundo a Secretaria de Obras de Artur Nogueira, o local não pode ser pavimentado por não haver galerias que captam as águas pluviais. “Se essas galerias já existissem já teríamos feito o plano comunitário de asfalto. Já fizemos os projetos, e pela complexidade do local, os custos ficaram altos. Dependemos de recursos do governo federal”, afirma o secretário de obras, Fernando Arrivabene.

Ainda segundo o secretário, a pavimentação resolveria o problema e acabaria com as reclamações, mas enquanto isso não acontece, a prefeitura realiza a manutenção das ruas de terra. “Temos reclamações de todos os tipos, tem morador que reclama porque a máquina passou e agora os carros passam com maior velocidade em frente a sua casa, tem morador que não aceita que se passe a máquina porque plantou grama e a terra vai sujar a garagem, e logicamente, os que reclamam das valetas e buracos. Acho que todas elas são pertinentes. De fato, nunca está bom se a rua é de terra”, afirma Arrivabene, dizendo que a prefeitura está trabalhando para mudar esta realidade. “Por isso não permitimos mais loteamentos sem asfalto e galeria de águas pluviais. Além disso, temos mais de 100 km de estradas rurais no município, e pelo fato da prefeitura em tempos passados ter permitido a ocupação em chácaras por todos os cantos, temos que dar também a manutenção desses locais”, afirma.

Sobre os prazos para a pavimentação das ruas dos bairros, a secretaria informou que foi encaminhado a documentação para aprovação na Caixa Federal, pelo PAC 2. “Agora estamos aguardando que os projetos sejam aprovados para posterior licitação e início das obras”, conclui Arrivabene.

[Os comentários abaixo não representam, de nenhuma forma, a opinião deste veículo, sendo de total responsabilidade daqueles que os escrevem]


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.