28/12/2023

Moradores pedem melhorias na infraestrutura do bairro Martinelli em Artur Nogueira

Residentes reclamam da infraestrutura das ruas e falta da ligação do esgoto e águas pluviais; prefeitura diz que reconhece a necessidade do local

Da redação

Os moradores do bairro Martinelli, zona rural de Artur Nogueira, convivem há vários anos com a falta de infraestrutura do local. Ruas de terra , falta do sistema de esgoto e de águas pluviais são alguns dos problemas que os residentes do bairro de chácaras enfrentam.

Em dia de chuvas, as ruas do bairro ficaram intransitáveis, o que fez com os moradores tivessem problemas para sair ou entrarem em casa.

Em contato com a equipe do Portal Nogueirense, o aposentado Sérgio Capitanio, de 80 anos, disse que vive no bairro há 18 anos, disse que todos pagam os impostos em dia e que está cansado de pedir melhorias no bairro.  “Vim de São Bernardo do Campo, gostei da cidade, tenho uma filha que mora aqui. Eu fico revoltado, porque andei pedindo muitas vezes. O Lucas Sia prometeu falando no meu ouvido “vai sair os seus pedidos, o esgoto e a águas pluviais” e até hoje nada”, desabafou o morador.

Aposentado Sérgio Capitanio

O aposentado disse que chegou a mandar um áudio para a prefeitura cobrando melhorias. “Quando desviaram o asfalto, eu mandei um áudio para o gabinete e eles me responderam que era para eu te um pouco de paciência que ia sair, mas nem quando chove ele vem colocar um cascalho aqui”, reclamou o morador.

Por fim, ele desabafou. “Eu espero que alguém faça alguma coisa por nós. Eu briguei muito por isso e não consegui nada”, se frustrou Sérgio.

Resposta da Prefeitura

A Prefeitura de Artur Nogueira foi procurada pelo Portal Nogueirense para comentar sobre as cobranças dos moradores. A administração disse o local é um bairro de chácaras e por isso, não se prevê a pavimentação asfáltica. Na nota, a prefeitura refutou a acusação de o asfalto que seria para o bairro teria sido desviada para outra localidade. Sobre a ligação de esgoto e águas pluviais, vem trabalhando com o Saean para atender essa necessidade.

Confira a nota:

É importante esclarecer que o bairro Martinelli é legalizado, tendo sido aprovado como um bairro de chácaras. Esta categorização não prevê, inicialmente, a pavimentação asfáltica. O pagamento do IPTU é uma obrigação para todos os imóveis, independentemente das benfeitorias existentes. O loteamento foi aprovado durante o governo de Nelson Stein, e é válido ressaltar que, na época da aquisição, os moradores estavam cientes de que o asfalto não estava incluído, o que pode ter influenciado no valor abaixo da média praticada na cidade naquela época.

Sobre a alegação de que o asfalto destinado ao bairro teria sido desviado para outro local, esclarecemos que essa informação não procede. Todos os recursos provenientes para asfaltamento/pavimentação foram empregados da forma correta no município, conforme previsto em legislação específica. Portanto, não houve desvio de recursos destinados ao bairro Martinelli para outros fins.

No que tange à infraestrutura, reconhecemos a necessidade de intervenções nos sistema de esgoto e águas pluviais. Atualmente, estamos – juntamente com o Saean – em fase de alinhamento de projetos e recursos orçamentários para viabilizar tais melhorias. Destacamos o compromisso da administração em atender às demandas da comunidade, respeitando os trâmites legais.

A Secretaria de Obras explique que, por se tratar de um loteamento de alto padrão, com terrenos de mil metros, os governos do estado ou federal não lançam programas de asfalto popular para essa categoria, uma vez que são compreendidos como chácaras de recreio, não enquadrando-se na classificação de moradia básica. Essa característica singular influencia a disponibilidade de determinados programas governamentais“.

…………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.