Moradores do São Vicente reclamam de descaso da Prefeitura
Bairro de Artur Nogueira sofre alagações há mais de trinta anos
Quézia Amorim
Há mais de duas décadas, moradores e comerciantes vêm sofrendo com as inundações que todos os anos acontecem no bairro São Vicente, em Artur Nogueira.
Em abril de 2004, a Prefeitura construiu uma galeria para ajudar na captação das águas das chuvas, mas segundo os próprios moradores, o escoamento não tem sido suficiente e os alagamentos pioram a cada ano.
Segundo os moradores, quando chove, o lixo das ruas dos bairros vizinhos desce e se concentram no São Vicente causando o entupimento dos bueiros e o alagamento das ruas e casas.
Há 10 anos, Vanuza dos Santos Barbosa sofre com as enchentes do bairro, dona de uma mercearia, na época das chuvas é obrigada a retirar toda a mercadoria do local. “A Prefeitura construiu a galeria, só que não está mais resolvendo. O certo é fazer a limpeza das ruas e da galeria com mais frequência, para não deixar que o lixo acumule”, reclama a moradora.
Márcia Ap. Adorno mora há 30 anos no mesmo bairro e diz que a situação piora a cada ano. “A galeria resolveu o problema apenas por seis anos. Se tentassem fazer a vazão da água nos outros bairros, o problema de escoamento resolveria. Além da água suja da rua em casa, o banheiro fica com odor de fossa, é horrível”, diz a dona de casa.
Graziela dos Santos Cordeiro mora há um mês no bairro e já percebeu o drama vivido por seus vizinhos. “Na última chuva, o meu marido teve que retirar toda a sujeira acumulada pela chuva em frente à nossa casa”.
Outro nogueirense que já enfrenta o problema há mais de 30 anos é o motorista Pedro Ap. de Oliveira. O homem afirma que já chegou a perder todos os móveis de sua casa e já construiu uma pequena mureta para tentar amenizar o problema. “O bairro não tem mais jeito, enquanto não resolverem a situação dos bairros vizinhos, que são mais altos, o problema vai continuar”, relata Oliveira.
O morador José Luis Mandu concorda. “A falta de atenção é para com os bairros vizinhos, por serem altos e não possuírem infraestrutura, como galerias para o escoamento da água. O bairro cresceu fazendo com que o problema se agrave a cada ano”, afirma Mandu.
O Jornal Nogueirense procurou a Secretaria de Administração para responder as reclamações dos moradores, mas até agora não obteve resposta.
[Acima] Morador mostra nível em que a água atingiu durante enchente
[Acima] Mulher constrói barreira para impedir que água entre em seu comércio. [Abaixo] Mesmo local, durante enchente do dia 31 de janeiro deste ano
[Abaixo] Fotos tiradas no início desta semana
[Abaixo] Fotos do arquivo Nogueirense, tiradas em 31 de janeiro de 2011
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.