27/07/2012

Moradores do Jardim Leonor reclamam de entulho acumulado

A principal queixa é a demora no recolhimento

Quézia Amorim

Lixo descartável, orgânico, restos de móveis e entulhos. Toda essa sujeira é a realidade do Jardim Leonor, onde os moradores dizem sofrer com o descaso da Prefeitura e até mesmo de algumas pessoas que moram no bairro.

Na Avenida da Saudade, localizada no bairro em questão, existe uma caixa d’água e, próximo ao local, tem entulho acumulado e muito lixo. Inclusive, durante visita ao bairro, a equipe do Portal Nogueirense percebeu fogo ateado na sujeira.

O nogueirense Carlindo Santos, que há três anos mora no Jardim Leonor, diz que o lixo sempre fica exposto. “Todo dia os moradores do próprio bairro jogam lixo, muita gente também vêm de outros lugares para jogar lixo aqui. A gente reclama para a Prefeitura, mas nada é feito. A Prefeitura recolhe o lixo de casa, mas com esse aqui [se referindo ao entulho] ninguém faz nada”, afirma o morador, que ainda diz que a situação piora quando os moradores ateiam fogo no lixo, podendo causar problemas para a população.

Demora no recolhimento do lixo

Alguns moradores do Jardim Leonor disseram que o caminhão da Prefeitura demora para recolher o entulho do bairro. “O caminhão passa, mas demora muito. Na verdade eles só passam, quando a sujeira é muita. A sujeira sempre está acumulada e o recolhimento dos entulhos é raro”, expõe Rosa Almeida, que mora no local há 12 anos.

A moradora Vera Cruz vê a situação desde que mora no bairro, há quatro anos. “Faz tempo que a prefeitura não passa aqui para recolher esse lixo, além da sujeira, ajuda a acumular animais comendo o lixo”, diz.

Célia Regina Domingues mora no bairro há um ano e informa: “Nunca vi caminhão para coletar esses entulhos, eu mesma paguei com o meu próprio dinheiro para colocar uma caçamba aqui na rua”.

“Nunca vi o caminhão recolher os entulhos. Esse lixo acumula, além da sujeira, os ratos, que resultam em problemas para os moradores. Nós, moradores, que temos que limpar”, explica Jéssica Garcia, moradora do bairro há seis anos.

Providência

O Portal Nogueirense procurou o departamento de serviços urbanos de Artur Nogueira, que prestou esclarecimento aos moradores. “A população precisa ter consciência do que faz. Se a Prefeitura limpa, eles deveriam evitar a sujeira. O lixo doméstico é sempre retirado pelo caminhão de uma empresa particular, já o entulho é o caminhão da Prefeitura que recolhe. Como temos apenas um caminhão para fazer esse serviço, os bairros esperam pelo recolhimento dos entulhos, que é feito também em todo o município. A solução é esperar pela coleta”, explica a diretora do departamento, Rosa Jussara Alves.

Participe!

Sugira as próximas reportagens escrevendo para jornal@nogueirense.com.br


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.