Moradores denunciam descarte irregular de lixo em área rural de Artur Nogueira
Até carcaças de animais foram descartadas no local; Prefeitura diz que faz a limpeza do local e lembrou que descarte irregular de lixo é crime
Da redação
Cansados do mau cheiro que atrai moscas e urubus, moradores de uma área rural de Artur Nogueira procuraram o Portal Nogueirense para denunciar que uma região, localizada na Estrada do Dito Mendes, às margens da SP-107, tem sido utilizada para o descarte de todo tipo de entulho. Até carcaças de animais foram encontradas no local. Uma equipe da prefeitura esteve no local na tarde desta terça-feira (02) e fez a limpeza da área.
Uma das moradoras da localidade, Fátima, contou na última sexta-feira que a prefeitura fez a limpeza do local. “Veio um caminhão aqui, retirou todo o lixo e até colocou uma placa de proibido jogar lixo, mas logo em seguida, as pessoas já vieram e jogaram lixo novamente”, disse ela.
Ainda segundo Fátima, muitos dos resíduos são provenientes de empresas e não são lixos domésticos. “Caminhões vêm descartar lixo aqui. Parece que virou um lixão onde todos jogam qualquer tipo de resíduo, é um absurdo”, indignou-se a mulher.
Além do lixo doméstico, outros materiais que aparentam ser provenientes de empresas são encontrados no local. Até carcaças de animais como bois e galinhas foram despejadas na área, atraindo moscas e urubus, além de deixar um cheiro insuportável.
A mulher cobra uma ação mais efetiva da prefeitura. “Não adianta apenas limpar, é preciso uma ação mais enérgica, como a instalação de uma câmera de segurança e punições”, exigiu a moradora.
A área em que os moradores reclamam está próxima da rotatória, bem atrás de um ponto de ônibus.
Resposta da Prefeitura
O Portal Nogueirense entrou em contato com a prefeitura de Artur Nogueira que se manifestou por meio de nota. No documento, a administração diz que faz a limpeza da lixeira existente no local e que um caminhão passa recolhendo passa pelos bairros próximos. Diz ainda que o descarte irregular de lixo é crime e gera multa.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Artur Nogueira informa que existem três lixeiras próprias para descarte de lixo doméstico na Estrada Dito Mendes, e as mesmas são limpas diariamente pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, um caminhão de coleta também passa pelos bairros próximos à estrada.
Apesar do recesso, na última terça-feira (26 de dezembro), a Prefeitura trabalhou na limpeza das lixeiras e recolheu os resíduos e entulhos que estavam ali. Após exatos 7 dias, a equipe retornou ao local – que foi encontrado sujo novamente – e efetuou outra limpeza, conforme mostram as fotos em anexo.
Quanto aos entulhos, a Lei Nº3.105 proíbe o descarte de tais resíduos às margens de rodovias estaduais, estradas vicinais, e estradas de servidão, pavimentadas ou não, por meio de veículos pesados. A infração da lei gerará multas acima de R$ 2.000. Apesar disso, a Prefeitura frequentemente realiza a limpeza e retirada dos mesmos.
Denunciar casos de descarte ilegal é uma forma de contribuir com a limpeza da cidade. A população pode fazer denúncias por dois canais – Ouvidoria ou Guarda Civil Municipal (GCM). Confira os telefones:
Ouvidoria – (19) 3827-9710 (WhatsApp)
GCM – 153 ou (19) 3877-2353 (WhatsApp)
Vale citar que, em outubro de 2023, a Prefeitura, por meio do Departamento de Fiscalização e Postura, multou uma empresa por descarte irregular de lixos e entulhos. O incidente aconteceu na Estrada Dito Mendes.
Um morador flagrou o motorista da empresa realizando o descarte irregular e imediatamente acionou as autoridades competentes, fornecendo evidências em fotos e vídeos que registravam o ato.
A ação conjunta entre o Departamento de Fiscalização de Posturas e a Secretaria de Meio Ambiente permitiu identificar os responsáveis pela infração através da placa do veículo, que estava claramente visível nas imagens gravadas pelo denunciante”.
…………………………………………
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.