29/09/2019

Moradores de Artur Nogueira levam alegria e esperança para hospitais

Sorrisos, risadas e dias mais alegres aos pacientes em tratamento são as principais motivações para a dupla continuar se empenhando neste inspirador trabalho

Diego Faria

Dois moradores de Artur Nogueira tiveram uma iniciativa exemplar e cativante para levar alegria e esperança a pessoas que necessitam de entusiasmo para enfrentar momentos difíceis na vida, como problemas de saúde, por exemplo. Sebastião Luiz Gomes Soares, o palhaço Caridade, e Elisabete da Silva, a palhaça Piedade, fazem visitas frequentes a hospitais e unidades de saúde do município e também da região. Sorrisos, risadas e dias mais alegres para os pacientes são as principais motivações para que essa dupla continue se empenhando neste trabalho tão inspirador.

Sem ter nenhuma espécie de valor monetário, título ou premiação em troca, Sebastião, um funcionário público, hoje com 50 anos, e Elisabete, uma enfermeira de profissão e atualmente com 42 anos, costumam agir com o coração e a boa vontade neste emocionante trabalho. Sempre que conseguem tempo hábil, eles se transformam em palhaço Caridade e palhaça Piedade.

Juntos, eles partem em mais um dia de visita a pacientes que estão em quartos e leitos de hospitais e postos de saúde de Artur Nogueira, Limeira (SP), Campinas (SP) e onde mais tiverem a oportunidade de estarem. Enfermeiros, médicos, entre outros colaboradores das unidades sempre os recebem com entusiasmo e também entram na brincadeira com esses humanitários artistas.

Sebastião faz este trabalho voluntário e beneficente há cerca de cerca de 20 anos e, Elisabete, o acompanha há aproximadamente 2 anos. Os dois costumam visitar o Hospital Bom Samaritano (HBS) de Artur Nogueira, o Hospital Santa Casa e unidades básicas de saúde (UBS) de Limeira (SP) e, também, o Centro Infantil Boldrini, em Campinas (SP), que oferece tratamento para crianças contra o câncer.

Em meio a tantos problemas que a sociedade enfrenta, a diversão foi uma das estratégias que Sebastião encontrou para fazer o bem ao próximo de forma simples, mas efetiva na vida das pessoas. “Ao entender que a maioria dos problemas de saúde provém do estresse e das pressões internas e externas do dia dia, percebi que levar entretenimento e alegria às pessoas seria um caminho viável. Foi isso que me motivou em começar esse trabalho”, relata Sebastião.

Sebastião e Elisabete também atuam em trabalhos junto à Pastoral da Criança, entidade ligada à Igreja Católica. Eles ainda levam seus personagens, Caridade e Piedade, para as ruas, onde alegram quem quer que seja. “Tudo começa com a abertura, fazendo as pessoas sorrirem. É um momento mágico. A gente percebe que alivia o dia das pessoas e os problemas tendem a passar. A sensação de ser útil e deixar desprender da alma o desejo de fazer o bem é fantástica”, acrescenta Sebastião.

Já Elisabete, ou Piedade, relata que a ação dela e do amigo Sebastião, o Caridade, é algo sem preço e que transcende qualquer sensação e sentimento humano. “Ajudar as pessoas a sorrirem, levar alegria para elas em um mundo tão tenso como o de hoje, pra mim é gratificante. Dá um prazer na alma que não tem dinheiro que pague”, descreve ela.

Para conhecer melhor o trabalho de Sebastião e Elisabete, ou ser mais uma pessoa a somar nesta ação beneficente, os interessados podem entrar em contato com eles pelo telefone (19) 9.9465-5158 (falar com Sebastião).

Obs: informamos que não foi possível expor nesta matéria fotos de Sebastião (Caridade) e Elisabete (Piedade) junto aos pacientes porque as unidades de saúde que eles visitam não autorizam a captura de imagens em seus espaços internos e exposição das pessoas em tratamento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.