Moradora da Aidan completa 100 anos de vida em Artur Nogueira
Com simpatia e disposição invejáveis, Aurora Bratfisch comemorou a importante data ao lado de amigos e familiares.
Com uma lucidez que impressiona a todos, Aurora Bratfisch fala com clareza sobre momentos importantes de sua vida. No dia em que completa 100 anos, Aurora recebe a reportagem do Portal Nogueirense e durante uma gostosa conversa, descreve detalhes, aponta datas e sorri quando lembra do passado, que mesmo envolto a muito trabalho pesado, representa uma história repleta de enredos fascinantes.
Nascida em Cosmópolis, dona Aurora carrega consigo o fabuloso talento para costurar, ofício que lhe ajudou com a renda familiar e garantiu uma aposentadoria digna. Ao longo de sua trajetória de trabalho fez vários vestidos para noivas e hoje lamenta ter parado de costurar há cerca de 20 dias. Segundo ela suas unhas frágeis não lhe permitem mais a prática. Mas Aurora parece ser perseverante e pelo visto, em breve deve voltar a costura. “Sei fazer dez qualidades diferentes de amarras”, conta orgulhosa.
Com uma infância interrompida pelos serviços do campo, dona Aurora conta que logo aos oito anos começou a trabalhar na lavoura, inicialmente em plantações de milho. Após trabalhar também com café e feijão, a aniversariante conta que o serviço mais pesado pelo qual passou foi em canaviais, onde passou vinte anos colhendo cana-de-açúcar. “Todas as manhãs, às cinco horas, já tínhamos que estar na roça”, conta.
Foi em Nova Campina, antigo distrito de Cosmópolis, que Aurora conheceu o marido, José Brasfich, falecido há 35 anos. Com ele a costureira aposentada teve seis filhos, dos quais dois ainda estão vivos, um com 75 e o outro com 60 anos. Os outros já falecidos, também são motivos de grandes recordações da residente mais idosa da Aidan.
“Os casamentos naquela época eram maravilhosos. Grandes festas com bastante fartura e muitos convidados”, relembra. Aurora casou aos 21 anos, em setembro de 1937, na Paróquia Santa Gertrudes de Cosmópolis. No dia trajava um lindo vestido de noiva, no entanto, jamais imaginava que fosse um dia confeccionar tantos deles para a realização do sonho de tanta gente.
Católica devota de Nossa Senhora Aparecida, Aurora acredita que sua fé é um dos motivos pelos quais ela ainda mantém a energia e vivacidade que surpreende a muitos. “Todos os dias rezo o terço”. Há aproximadamente um ano e sete meses residindo na Assistência aos Idosos Desamparados de Artur Nogueira (Aidan), Aurora garante se sentir feliz onde está. Animada com o aniversário, afirma que uma das coisas mais importantes da vida são as amizades.
Se o dia mais feliz de sua vida foi no casamento, o dia da morte do marido é tido como o momento de maior tristeza para esta batalhadora, que hoje celebra seu centenário ao lado de tanta gente que a ama e a tem como referência, não apenas pela longevidade, mas fundamentalmente, pelo exemplo de ser humano, que mesmo com as adversidades, mostra de maneira lúcida que é possível encarar a vida com alegria e determinação.
Também de aniversário
Junto com Aurora, uma outra moradora da Aidan também fez aniversário hoje. Dona Maria Benedita Godinho, comemorou 88 anos ao lado da família e amigos. De Minas Gerais, dona Maria veio cedo para São Paulo capital, onde trabalhou por 20 anos. Há cerca de 50 anos mora em Artur Nogueira e há dois anos é residente da Aidan, local onde trabalhou por muitos anos.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.