16/03/2020

Moradoras cobram transporte gratuito prometido por Ivan a estudantes

Mães de alunas lembram que além do prefeito, secretária de Educação também firmou o compromisso

Da redação

Mães de alunas da unidade limeirense da Escola Técnica Estadual Trajano Camargo (Etec), residente em Artur Nogueira, reivindicam o cumprimento de uma das promessas de campanha  do prefeito Ivan Vicensotti, que se trata da concessão de transporte gratuito de ônibus para estudantes da cidade. A reivindicação delas também reflete a cobrança de outros pais e alunos do município. Uma das reclamantes efetuou uma publicação em um perfil de rede social convocando outros pais e alunos do município para a próxima sessão ordinária da Câmara Municipal para que a reivindicação também ganhe força junto ao Legislativo.

Na referida publicação feita no perfil ‘Boca no Trombone’, Danielle Crisley, mãe da estudante, salienta que a promessa de transporte gratuito a alunos de unidades de ensino técnico e universitário que estudam fora da cidade foi feita por Vicensotti durante a campanha eleitoral de 2016. O compromisso também teria sido firmado pela secretária de Educação Elaine Vicensotti Boer.

Para a munícipe, o cumprimento da promessa e concessão do recurso é importante porque auxiliará os estudantes com os custos extras dos estudos. “Encontramos uma dificuldade grande para conseguir transporte, porque apenas duas empresas da cidade prestam o serviço, então determinam o valor que querem. Já temos um custo alto com alimentação, material escolar, e não temos renda para arcar com custos de R$400 apenas com van, fora os outros gastos”, relata.

Na postagem feita pela rede social, Crisley também cita que a concessão de transporte gratuito a estudantes da cidade é amparada pela Lei Orgânica Municipal, e que o mesmo já ocorre em cidades como Mogi Guaçu, Jaguariúna, Iracemápolis e Cordeirópolis. “Pesquisando, descobrimos que existe uma lei municipal que autoriza a Prefeitura a conceder tanto bolsas de estudo, quanto transporte para alunos do ensino técnico profissionalizante e universitário. Está baseado na Lei Orgânica, queremos que o prefeito cumpra essa lei e de respaldo aos estudantes da cidade. Apenas para a Etec Trajano, são pelo menos 30 alunos inseridos. Como foi informado pela própria secretaria da Etec, outras cidades fazem o transporte gratuito dos alunos, ficaram [secretaria da Etec] até surpresos em saber que Artur Nogueira não dava nem um subsídio aos alunos”, pontua.

Crisley ainda acrescenta que já ocorreram tentativas do recuso ser alcançado através que reivindicação feita diretamente coma Prefeitura do município, porém, nada foi resolvido até o momento. “Já fomos à Prefeitura e entramos com o requerimento administrativo pedindo o transporte escolar, pois a Etec se trata de uma escola pública mantida pelo Governo do Estado. Mas nos foi negado, disseram que não tinha como fazer. Estamos cobrando uma posição do Ivan porque essa foi uma das promessas de campanha dele.

Vanesca Cesca Dóro, mãe de outra aluna da ETEC de Limeira, também reforça a reivindicação. “Minha filha sempre estudou em escola pública. Esse ano ela foi aprovada no vestibulinho para cursar Ensino Técnico Integrado ao Médio para Nutrição e Dietética. Para esse curso na Etec, eles [alunos] ficam na escola em período integral. Além de não haver transporte público em horário que os permitam estudar, somente duas empresas fazem essa linha, ocorrendo a ausência da lei da oferta e procura, portanto os valores são muito altos. Visto que a cidade de Artur Nogueira tem convênio com a mesma escola, mas não oferece este curso aqui, solicitamos que nos seja dado, no mínimo, ajuda de custo para o pagamento desse transporte”, solicita.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores, à qual Danielle Crisley solicitou a presença de pais e alunos, ocorre na próxima segunda-feira (17), a partir das 19h30.

Leia a primeira entrevista de Ivan como prefeito de Artur Nogueira

Elaine Vicensotti fala sobre auxílio para universitários e 41-A

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.