16/12/2018

Morador de rua ganha festa de aniversário em Artur Nogueira

Francisco Fernandes está em situação de rua como andarilho há mais de 10 anos

Diego Faria

Um morador de rua teve um dia diferente em Artur Nogueira nesta quarta-feira (12). Há mais de 10 anos vivendo como andarilho, o idoso ganhou uma festa em comemoração aos 63 anos de vida e tem sido amparado diariamente por algumas pessoas que conheceu no município.

Com cabelos grandes e barba por fazer, Francisco Fernandes, ou Chico como costuma ser chamado, chegou ao Auto Posto Lagoa Bonita 3, às margens da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), há algumas semanas. Aos poucos, ele foi conquistando a confiança e amizade do proprietário do estabelecimento e dos funcionários do local. Um prato de comida, um lugar para tomar banho e uma cama para dormir eram coisas que Chico não costumava ter com frequência.

Dizendo ser natural do Estado de Pernambuco, ele já passou por dezenas de cidades do Brasil como andarilho. Carregando poucas coisas na bagagem, ele mal tinha roupas para se vestir, mas ao cruzar Artur Nogueira e parar no estabelecimento comercial, ele conheceu o empresário Pedro Ramirez Ferreira, o Cajarana.

Sensibilizado com a situação em que Chico se encontra, Cajarana o cedeu um local com cama para ele dormir aos fundos do posto de combustíveis. O presenteou com algumas roupas e calçados e, todos os dias, oferece café da manhã e traz de casa uma marmita para Chico almoçar. Em uma conversa com o morador de rua, o empresário e os funcionários do estabelecimento souberam que nesta última quarta-feira (12) era aniversário de Chico. Ele completou 63 anos.

Decididos em fazer desta uma data diferente e alegre, todos se uniram em uma arrecadação financeira e compraram um bolo de aniversário para cantarem os parabéns junto com Chico. Até mesmo um churrasco foi preparado por eles em comemoração ao aniversário do novo amigo. “A vida de quem não tem um teto, não tem nenhum parente por perto, não deve ser fácil. Ele disse para nós que era aniversário dele na quarta-feira, daí então, confirmamos na identidade dele e, decidimos fazer uma comemoração. Primeiro levei ele em um salão para cortar o cabelo, depois nos reunimos, cantamos parabéns com um bolo de aniversário e fizemos até um churrasquinho para ele. Ele ficou muito feliz e foi muito gratificante para nós ajudá-lo e proporcionar isso a ele”, relata Cajarana.

O aniversariante disse ter ficado contente e agradecido com toda a comemoração.”Fiquei feliz pela festa de aniversário, eu que estou na rua, nunca fui de ter isso”, respondeu Chico ao ser perguntado pela sensação de receber a homenagem.

Com a comemoração de aniversário feita e ofertada mais dignidade à Chico através das doações e a alimentação que ele recebe diariamente pelas mãos de Cajarana, ainda há um grande desafio para as pessoas que continuam a ajudar o morador de rua: conseguir um atendimento por meio de assistência social para ele e, quem sabe, localizar a família do idoso de 63 anos para que o mesmo possa voltar ao convívio da família.

Em breve, o setor do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Artur Nogueira deverá ser comunicado sobre o caso de Francisco Fernandes para que ele receba o atendimento e amparo do município.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.