Morador de Artur Nogueira participa de trilha mais difícil do Brasil
Trilha deve demorar mais de 3 dias para ser concluída
Michael Harteman
O morador de Artur Nogueira, Rafael Gomes da Silva, irá passar por uma verdadeira aventura no mês de abril. O desafio será percorrer uma das trilhas mais difíceis do Brasil, denominada “Trilha da Serra Fina”. A caminhada começa no dia 14 e tem previsão para durar de 3 a 4 dias. Exímio esportista, Silva já começou a se preparar, realizando – todo dia – um treinamento nas estradas que passam por Artur Nogueira.

Rafael se formou em curso de sobrevivência cedido pelo Exército Brasileiro
Rafael tem experiência em trilhas de caminhada. Já passou por diversos desafios e não cansa de buscar outros. “Fazer essas trilhas é uma experiência sempre marcante, o contato com a natureza e a superação é muito prazeroso”, afirma o aventureiro. Como ele próprio explica, o hábito de trilhar as matas e picos já está no sangue.
Buscando novos desafios, Silva está se preparando para fazer a “Trilha da Serra Fina”, considerada por muitos a mais difícil do Brasil. O percurso tem um pouco mais de 34 quilômetros e o ponto mais alto está a 2.791 metros acima do nível do mar. “A altitude é um grande desafio, há pontos de subida bem íngremes”, exclama ele. Outro fator que dificulta o cumprimento do percurso é ter que carregar uma pesada mochila de mantimentos. “Precisamos levar água, cereais e mais alguns objetos, a mochila fica cada vez mais pesada conforme caminhamos”, ressalta.

Trilha da Serra Fina – Google
O belíssimo local é tradicionalmente visitado por pessoas que desfrutam das caminhadas em trilhas envoltas por natureza. Assim, a “Trilha da Serra Fina” fica no estado de Minas Gerais, sendo o início do percurso localizado na cidade de Passa Quatro (MG). O esportista explica que muitos, pela dificuldade do percurso, desistem nos primeiros metros. “Já vi pessoas caminharem 100 metros e desistirem, é um percurso que exige um preparo mental e físico”, comenta. Visando tal preparação, Rafael treina todos os dias nas estradas que passam por Artur Nogueira, além de fazer treinamentos físicos em casa e consumir uma alimentação saudável.
Outra especialidade no ‘currículo’ de Rafael é a capacidade de se virar no meio da mata. “Fiz cursos de primeiros socorros e sobrevivência com o Exército Brasileiro e, também, me dou bem preparando alimentação com poucos utensílios”, ressalta o inspetor de material. Segundo ele, todo conhecimento adquirido é de grande ajuda quando se trata de longas caminhadas em montanhas.
Com ainda mais duas semanas de preparação, Rafael explica que toda a família apoia seu hábito; e que o filho mais velho, de apenas oito anos, já sente vontade de seguir, literalmente, os passos do pai. “Ele fica falando que quer ir comigo. Ainda é muito cedo para levá-lo, mas acredito que em breve ele será meu companheiro nessas caminhadas”, comenta Rafael.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.