18/08/2019

Morador de Artur Nogueira integra time oficial de futebol americano

Evandro de Queiroz faz parte do Independente de Limeira Tomahawk e atualmente compete com a equipe na segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano 2019

Diego Faria

Há quem diga que o futebol americano é um esporte pouco difundido e divulgado no Brasil, mesmo assim, ele tem conquistado muitos adeptos e simpatizantes pelo país. É o caso de Evandro de Queiroz. Morador de Artur Nogueira, ele acompanha os jogos desta vertente desde a adolescência e, hoje, faz parte de um dos times oficiais de futebol americano do país, o Independente de Limeira Tomahawk.

Evandro iniciou a prática do futebol americano quando tinha cerca de 18 anos. Ele costumava se reunir para os jogos junto com alguns amigos no Campo Municipal e na Lagoa dos Pássaros, em Artur Nogueira, mas  nunca pensou que esse esporte lhe ofereceria a oportunidade de jogar em time oficial.

Hoje com 29 anos, ele está inserido ao time Independente de Limeira Tomahawk, equipe na qual faz parte há cerca de sete meses. Após passar por testes junto ao time limeirense em janeiro deste ano (2019), Evandro foi aprovado e agora integra o Independente de Limeira Tomahauk. “Sempre gostei e me interessei pelo futebol americano. Assistia aos jogos da liga americana e me reunia com os amigos para jogar. Agora tenho a oportunidade de fazer parte de um time e estou me empenhando cada vez mais no esporte”, relata.

O Limeira Tomahawk possui 58 integrantes, pelas regras do esporte, atuam 11 jogadores em campo. Além do morador de Artur Nogueira, o time também é composto por jogadores de outras cidades, como a própria cidade de Limeira (SP), também Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Avaré (SP), entre outras. Evandro ocupa no time a posição de recebedor (wide receiver), responsável por receber a bola e cruzar a linha de pontuação do time rival.

Atualmente a equipe está disputando a classificação na liga regional (BFA – Acesso) do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano 2019, para então, passar para a fase da liga nacional (BFA – Elite), onde poderá enfrentar times de todo o Brasil.

Os treinos do Independente de Limeira Tomahawk acontecem no Horto Florestal do município limeirense, já os jogos, são realizados no Estádio Comendador Agostinho Prada (Pradão). Evandro considera que o quesito cultural é o que faz o futebol americano ter pouca visibilidade e investimentos, mas que isso vem mudando com o passar do tempo. “Essa é uma questão cultural mesmo. No Brasil, os olhos estão voltados muito para o futebol, pouco se investe em vôlei, basquete e, muito menos, em futebol americano. Mas temos algumas empresas e instituições que apoiam e têm nos dado incentivo, porém, ainda falta muito o que fazer pelo esporte”, comenta.

Em janeiro e julho costumam acontecer testes para novos jogadores no time Limeira Tomahawk. Foi em um destes testes que Evandro de Queiroz, entre outros integrantes, foram descobertos pela equipe técnica do time. “Basta ter força de vontade, esse é um esporte democrático, que não depende de peso e altura para ser inserido”, pontua.

Interessados em participar dos testes de seleção e buscar uma vaga junto ao time limeirense de futebol americano, basta entrar em contato com a equipe do Independente de Limeira Tomahawk.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.