11/11/2019

Morador busca por conscientização e melhorias em bairro de Artur Nogueira

Descarte irregular de lixo e entulho é a principal preocupação de Erasmo Carlos Dias

Diego Faria

Um munícipe de Artur Nogueira tem se empenhado na busca pela conscientização de outros moradores do Residencial Nosso Sonho (Programa Minha Casa Minha Vida) e também por melhorias no bairro. Problemas de descarte irregular de lixo e entulho, a busca pela instalação de novos pontos de ônibus e lombadas são algumas das reivindicações do munícipe.

De acordo com Erasmo Carlos Dias, morador do Residencial Nosso Sonho, um dos problemas que ele mais tem se empenhado em combater no bairro é o descarte irregular de lixo e entulho em áreas de circulação de pedestres. Mesmo já tendo conversado com alguns moradores à respeito, ele afirma que isso não tem surtido muito efeito.

A Prefeitura costuma realizar de forma periódica a coleta de lixo e entulho no local, porém, Erasmo afirma que esse tem sido um trabalho inconsistente por causa da falta de consciência de parte de moradores daquela região. “A Prefeitura está fazendo o trabalho dela. Todo mês passam aqui com o caminhão recolhendo o lixo que é descartado irregularmente. Já instruíram que o entulho e o lixo devem ficar na frente da casa dos moradores para que e os servidores passem com o caminhão e carregue, para não ficar no caminho dos pedestres e na rua, mas isso não tem adiantado. O que falta é a conscientização. O descarte não pode ser feito em praças, áreas verdes ou na rua”, pontua ele.

Algumas estratégias têm sido adotadas por Erasmo, como por exemplo, o contato com empresas que patrocinem a instalação de lixeiras seletivas no bairro. Uma associação de moradores está sendo criada com a ajuda de Erasmo para que medidas de melhorias sejam aplicadas. “A iniciativa privada já está apoiando a Associação de Moradores que estamos organizando aqui. Teremos as eleições em dezembro. Os moradores daqui vão ter que se adaptar às normas para que tenhamos organização no bairro e possamos trazer melhorias. Queremos instalar cestos de lixo, incentivar a coleta seletiva e criar um programa sócio-educativo voltado à isso”, acrescenta.

O local onde mais ocorre o descarte de lixo e entulho no Residencial Nosso Sonho é nas imediações da Escola Osni José de Souza. Lá é possível notar todo o tipo de lixo, resíduos residenciais, entulho, roupas, caixas de papelão, madeiras entre outros, gerando a possibilidade do aparecimento de animais peçonhentos ao local. Erasmo afirma que uma das maneiras de melhor fiscalizar esse problema seria a instalação de uma câmera de vigilância na unidade escolar que abrangesse a visão de toda a área frontal da escola. Isso ajudaria a fiscalizar e identificar as pessoas que efetuam o descarte no local. A unidade possui uma câmera, mas que filma apenas a entrada de um portão. O problema também é notado em outros pontos da localidade, como na antiga Estrada do Lixão, por exemplo.

De acordo com Erasmo, outra maneira seria a instalação de um ponto de ônibus próximo à escola, local que também é utilizado como ponto de descarte. Além de beneficiar as pessoas que precisam do transporte público no bairro, iria inibir a ação do descarte de lixo. “As mães trazem os filhos para a escola e para a creche, daí precisam subir correndo para pegar o ônibus por causa do horário, e muitas vezes perdem o transporte. Se tivesse um ponto de ônibus aqui embaixo, perto das unidades, seria mais fácil para todo mundo”, ressalta.

Essas soluções, conforme o morador, já foram solicitadas por ele junto à Prefeitura. “Se tivesse uma câmera instalada na altura da caixa d’água da escola, por exemplo, teríamos a vigilância em toda essa área que está servindo de local de despejo de lixo. Assim poderia ser aplicadas multas e, claro, seria bom para a vigilância da escola também. O uso do sistema Helper nesse tipo de fiscalização também é válido. A câmera que existe aqui na frente da escola grava apenas imagens do portão. Essa escola já foi alvo de muitos furtos”, pontua.

Outra reivindicação que Erasmo tem buscado junto à Prefeitura é a instalação de lombadas nas áreas em que se encontram a escola e a creche do bairro. Alguns motoristas não repeitam as áreas e os limites de velocidade, causando riscos de acidentes.

Quanto ao lixo que é descartado irregularmente, o munícipe costuma contribuir com a redução destes danos coletando materiais como madeira, para fazer trabalhos artesanais. Ele possui um pequeno depósito em casa, que está sempre sendo organizado e vistoriado para não ocorrer a incidência de animais peçonhentos. Nas mãos de Erasmo, o que era lixo se transforma em arte, que ele comercializa para contribuir no orçamento de casa.

Erasmo tem se empenhado na causa de melhorias para o Residencial Nosso Sonho desde 2017, através do contato com a Prefeitura e conversa com moradores do bairro. Mesmo que os setores da Prefeitura tenham recebido as reivindicações de Erasmo, o munícipe espera por mais efetividade no atendimento para que o empenho dedicado seja aplicado na prática. Erasmo também acredita que a mudança não está somente no apoio do Poder Público, mas no empenho da sociedade também. Por isso, tem se engajado em ações junto ao bairro que reside.

Prefeitura

O Portal Nogueirense solicitou um parecer da Prefeitura a respeito das referidas solicitações de melhorias no bairro citado, porém, até o fechamento desta matéria não foi possível obter resposta do setor.

……………………………………

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.